TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA A LUTA PELO DIREITO

Por:   •  28/6/2021  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

João Victor Nogueira Duque

A luta pelo direito

Resenha apresentada para as disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito e Ciência Política/Teoria Geral do Estado curso de bacharelado em direito da Faculdade da Região Serrana – FARESE

Prof. Alexsandro Rúdio Broetto

Santa Maria de Jetibá/ES

2020

IHERING, Rudolf Von. A luta pelo direito. São Paulo, Martin Claret, 2009.

A luta pelo direito é uma obra resultante de uma palestra em 1872, onde Rudolf Von Ihering, na Sociedade Jurídica de Viena versou que a paz somente é obtida pela luta ao direito. Renomado jurista, eminente romanista é conhecido por fundar o método teleológico no campo jurídico.

Em seu prefacio, destaca que sua tese extrapola a teoria jurídica, e se caracteriza por ser moral pratica. Elucidando a abrangência da obra e a busca do indivíduo pelo seu direito.

Ihering inicia com pensamento posto como alma de seu livro. “A paz é o fim que o direito tem em vista, a luta é o meio de que serve para conseguir” (pg. 23) neste sintetiza que a luta é o caminho para o direito e este não é apenas pura teoria, mas uma força viva. Sustentado por esse ideal coloca o direito como uma luta que extrapola os poderes públicos e atinge cada individuo de uma nação. Sob a metáfora que posta à figura da justiça empunhando em uma mão a espada e noutra balança, evidencia que individualmente ambas não tem sucesso, a espada sozinha é apenas força bruta a balança sozinha a imponência do direito, uma não de avançar sem a outra e a ordem jurídica perfeita depende deste equilíbrio.

O avanço da sociedade, e a maneira que os direitos foram conquistados através de sangue derramado, das lutas e todo o combate, vira objeto de estudo, compara a um parto onde o risco de vida que a mãe se coloca para conceber o filho, ambos resultam a um forte laço. Defender este é um dever de conservação moral, é um dever com a sociedade, consigo próprio, ao renunciar o seu direito apesar de escolha individual, lesa a todos que se empenharam e lutaram pela conquista do direito

O conceito que Ihering transmite visa demonstrar que cada direito tem um peso por traz, resultante de uma luta muitas vezes desconhecida e por conseqüente desmerecida, visto este fato recusar o direito que lhe é oferecido, por mais que legitimo, não é um ato justificável. O publico desta obra é amplo, de fácil leitura e entendimento as informações são essencial para que cada individuo crie o desejo de buscar dos direitos que lhe é oferecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com