TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

Por:   •  2/4/2018  •  Resenha  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

DIREITO

MILEISE MARIA FONTES DOS SANTOS

RESENHA

A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

Itabaiana/SE

2018

MILEISE MARIA FONTES DOS SANTOS

RESENHA

A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

Resenha apresentada ao Curso de Direito, sob

orientação do prof. Alysson Santos, como um

dos pré-requisitos para avaliação da disciplina

de Metodologia Científica.

Itabaiana/SE

2018

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico: a organização da vida de estudos na universidade. 22 ED. São Paulo: Cortez 2002. P.23 a 33

               Antonio Joaquim Severino, nasceu em Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, Em 1941. Formou-se em Filosofia em 1964 pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Atualmente é professor na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Coordena três projetos de pesquisa, e é autor de vários livros, entre eles: “Metodologia do trabalho cientifico” em que fala da organização e da vida na universidade.

               Na obra Metodologia do trabalho cientifico, Severino, dedica um capítulo sobre a organização da vida de estudo na universidade, onde fala que a postura do universitário em relação aos estudos deve mudar radicalmente, precisando conscientiza-se de que o progresso depende exclusivamente dele. Exigindo maior autonomia e uma postura de auto atividade didática, apoiando-se na manipulação de instrumentos.

         

              Explica à importância de formar uma biblioteca pessoal, com testos básicos, dicionários, texto introdutório, obra especifica à sua área de formação, tudo para bom desenvolvimento acadêmico, dando ênfase às revistas que mantem o acadêmico atualizado sobre pesquisas nas áreas do saber, vem acompanhas de repertórios bibliográficos, também de grande utilidade para o estudante. Outro fundamental instrumento são os recursos eletrônicos.

               Os matérias didáticos científicos devem ser tratados como base para seu estudo. A documentação é uma das maneiras de reter conhecimento, usando a seu favor as informações retidas nas palestras e aulas, sem a necessidade de gravar ou escrever tudo o que foi dito, o autor deixa claro que o melhor é ir registrando expressões que traduza o conteúdo central das principais ideias, com essa técnica ficará mais concentrado e adquirirá com maior facilidade o assunto estudado.

               A disciplina Metodologia cientifica, pressupõe a organização dos estudos exigindo do aluno uma organização sistemática do pouco tempo disponível para o estudo em casa, o essencial é aproveitar o tempo disponível, e quando estabelecido é necessário o começo sem rodeios e cumpri-lo rigorosamente, mantendo sempre um ritmo. O cronograma de estudo dar ao aluno maior proveito das aulas. A revisão é de essencial importância para retomada de ideias apresentadas pelo professor rapidamente na aula, e sempre recorrendo aos instrumentos complementares de pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com