TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA FILME: O MILAGRE DA CELA 7

Por:   •  21/5/2020  •  Resenha  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  2.378 Visualizações

Página 1 de 7

RESENHA CRITICA

FILME: “MILAGRE NA CELA 7”

CLARINDA E JÉSSICA

RESUMO: Esta resenha tem como objetivo analisa criticamente o filme Milagre na Cela 7 que retrata a história de um homem com deficiência intelectual precisa provar sua inocência ao ser preso pela morte da filha de um comandante. Ele foi separado da sua filha, foi preso e não teve como se defender. Memo, interpretado por Aras Bulut, é um pai solteiro, tem deficiência intelectual e é acusado de ter assassinado a filha de um poderoso general militar. A trama começa quando a filha de Memo vai até o centro da cidade e encontra uma mochila vermelha sendo vendida. Quando retornam para a loja, a última mochila tinha acabado de ser comprada por um general militar e ele não consegue comprar a mochila para sua filha que tanto queria.

PALAVRAS-CHAVE: Homem, deficiência intelectual, injustiça.

O filme conta a história de um homem que tem uma deficiência intelectual, chamado Memo, é um pai solteiro e é acusado de ter assassinado a filha de um poderoso general militar. O filme começa quando a filha de Memo vai até o centro da cidade e encontra uma mochila vermelha sendo vendida. Naquele momento ele não tem condições de comprar a mochila, decide vender maçãs do amor para arredar o valor e comprar o presente para a filha. Quando retornam para a loja, a última mochila tinha acabado de ser comprada por um general militar. Memo sem entender muito bem o que está acontecendo, tenta oferecer dinheiro para o coronel em troca da mochila. O coronel não aceita e acaba batendo em Memo.

Quando os soldados se afastam, ele foge e segue em direção ao deserto. Memo acaba encontrando a filha do general em uma pedreira junto com outras crianças. Ela o atrai com sua mochila para grandes rochas. Em sua inocência, acaba seguindo a garota que por um descuido escorrega e cai batendo a cabeça em uma pedra. Ele é preso injustamente e na cadeira é espancado pelos presos quase sendo morto. O general forja a sua culpa fazendo ele carimbar um documento como se ele estivesse confirmando o crime que não cometera. Após o acidente, Memo tenta socorrer a menina, mas logo em seguida é abordado pelo general e alguns soldados que enxergam aquela cena como um assassinato. Ele é levado para a prisão onde acaba sendo espancado e torturado pela polícia e detentos que divide a cela.

Na cadeia, todos percebem que ele é portador de deficiência intelectual, ingênuo, doce e de bom coração e incapaz de machucar alguém. Então assim ele conquista a amizade dos seus companheiros de cela que se compadecem com a sua situação sem poder ver sua filha. Eles organizam um plano e conseguem levá-la para ver o pai na cela. Ova declara que encontrou um homem no local onde a filha do general se acidentou, e afirmou que viu todo o ocorrido e que seu pai era inocente. Agora a pequena garota vai atrás das provas e testemunhas para tentar inocentar as acusações feitas contra seu pai e assim retirá-lo da prisão. Só que a única testemunha o coronel mata-o. Memo é condenado à morte por enforcamento. O homem que viu o acidente e podia testemunhar a seu favor era um soldado que deserdou da corporação e acabou sendo morto pelo general que queria acabar com as provas de inocência de Memo.

Os prisioneiros indignados com tamanha injustiça elaboram um plano para salvá-lo da forca. Alguns policiais também se compadecem com a injustiça que seria cometida e ajudam os prisioneiros no plano sem que o general saiba de nada. Um dos prisioneiros decide ser enforcado no lugar de Memo. No dia do enforcamento trocam Memo pelo prisioneiro sem que o general descubra. O prisioneiro enforcado é considerado foragido da polícia e Memo é atestado como morto. Os policiais enviam Memo e sua filha para viverem longe do vilarejo e da presença do general.

Em certos momentos, o filme narrativo deixa a desejar, gerando perguntas não respondidas. O milagre na cela 7 repassa reflexões importantes sobre a vida de qualquer indivíduo em tempos tão difíceis como estamos vivendo. A relação simples, sincera e amorosa entre pai e filha é inserida a todos os filhos com seus pais, sem a necessidade de torná-la interesseira, tóxica e corruptível. A transformação de corações remete a Deus, um alento em meio a amargura e a solidão que o pecado, erros ou crimes podem causar. O filme Milagre na cela 7 utiliza aspectos religiosos para conversar sobre a culpa que alguns dos presos sentem e a possibilidade do perdão após a morte. Os detidos na cela 7 vivem uma transformação, o que comprova uma crença humanista de que a humanidade é boa.

 O personagem central do filme Milagre na Cela 7 sofre com uma patologia mental, um déficit de aprendizado, que, após ser acusado de um crime, foi processado e julgado, sendo colocado em uma casa prisional que abrigava pessoas “normais”. Diante do ocorrido, por sua vez, observa-se que o devido processo e julgamento teve uma tramitação igual para desigual. Para Memo ter sua dignidade humana preservada, não deveria ter recebido a sanção penal que recebeu, muito menos poderia ter ficado preso no local em que ficou. O mais óbvio é que a reclusão de pessoas em ambientes desumanos, em estabelecimentos sem a observância mínima de um profissional, inviabiliza a reinserção do indivíduo na sociedade, violando de forma direta o princípio da dignidade humana.

 Em decorrência do princípio da igualdade, leis e políticas públicas devem tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdades trazendo à luz a igualdade material. CAPEZ ressalta, que, as partes devem ter, em juízo, as mesmas oportunidades de fazer valer suas razões, e ser tratadas igualitariamente, na medida de suas igualdades, e desigualmente, na proporção de suas desigualdades. O que se espera, diante de situações reais, é uma equidade de direitos e garantias do deficiente mental perante a segurança pública, devendo ambas às partes serem respeitadas, formando um maior desafio no Direito Penal, em que nenhum dos objetivos propostos no código foram alcançados.

O filme traz vários pensamentos e nos instiga a questionar o sistema carcerário. Será que este filme está muito longe da nossa realidade? Será que nos dias de hoje ainda existem pessoas que são presas injustamente? 

Situação a qual, perante o artigo 5, inciso XLIX da Constituição Federal “É assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral” (BRASIL, 1988), é assegurado, portanto, ao custodiado, a não ser punido por penas degradantes e cruéis, nem receber tortura por agentes estatais, que lá estão para manter a sua segurança física e psicológica, mas se receber o estado é responsabilizado por estes agentes, como pode ser visto na Emenda Constitucional nº 19 de 1998, que enxertou o artigo 37, §6 da CF:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (216.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com