TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA SOCIOLOGIA

Por:   •  22/5/2017  •  Artigo  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Programa de Pós-Graduação em Direito

Ciências Criminais com Contributos da Psicanálise

João Vítor de Araújo Santos

ANÁLISE CRÍTICA DO FILME: “BRINCANDO NOS CAMPOS DO SENHOR”.

BELO HORIZONTE/MG

2017

O Filme “Brincando nos Campos do Senhor”, é uma produção independente na qual houve a integração de construção por parte de um elenco e produção bipartido, composto por brasileiros e americanos.

O longa foi dirigido por Héctor Babenco, sendo o elenco composto por grandes nomes do cinema brasileiro e americano, tais como: John Lithgow, Aidan Quinn, Kathy Bates, Daryl Hannah, Tom Berenger, Stênio Garcia, Nelson Xavier, José Dumont, dentre outros.

A trama principal do filme narra a história de um grupo de missionários evangélicos americanos que viajam até a Amazônia Brasileira, tendo por objetivo, a evangelização dos povos indígenas que ali habitavam. O primeiro casal de missionários já está há mais tempo nas comunidades ribeirinhas e aguarda a chegada de uma nova família que dará continuidade à missão.

Paralelamente, é contada a história de dois aventureiros americanos que, devido à falta de combustível de sua aeronave, são forçados a pousar na comunidade ribeirinha. Lá são abordados pelo coronel da cidade e forçados a entregar toda documentação do avião, no entanto, a aeronave está repleta de irregularidades e como forma de suborno, o oficial vê nos dois a oportunidade perfeita de invadir as terras indígenas, pois acabava de descobrir que lá era abundante fonte de extração de ouro, propondo aos mesmos que usem seu avião para bombardear a aldeias dos índios Niarunas.

Os missionários mais antigos levam os mais novos para dentro da selva amazônica, onde lá iriam residir e cumprir sua missão, qual seja, levar a palavra de Deus aos índios.

O missionário norte americano Martin Quarrier, apesar de recém-chegado, já possui uma grande empatia pelos índios e muitas vezes demonstra certo desconforto pela missão de evangelizar os mesmos, pois começa a compreender a individualidade daquele povo. Por outro lado, sua esposa fica espantada com o fato dos índios não se vestirem e como uma de suas primeiras providências, busca distribuir roupas para todos, principalmente para as mulheres, pois, segundo a norte americana, “a nudez é um pecado”.

O novo casal traz consigo seu filho, que rapidamente se adapta ao estilo das crianças indígenas, ao ponto de se sentir totalmente conectado ao grupo.

O missionário mais antigo Leslie Huben é uma figura mais rígida, que quer impor sua crença aos índios, custe o que custar. Por serem tão diferentes, o missionário mais velho acaba entrando em conflito com aquele que acaba de chegar, discordando da sua complacência para com os indígenas. Para Leslie, a comunidade não passava de um bando de selvagens, cujos valores e tradições não mereciam respeito.

Voltando à trama dos pilotos, um deles, Lewis Moon, cujas raízes genealógicas decorrem de índios norte-americanos, se vê em uma batalha interna, pois bombardear a comunidade significa acabar com povos de sua própria espécie. Assim, em busca das suas origens, decide largar a comunidade ribeirinha e segue para a tribo, lá é recebi com espanto pelos índios, mas por ter chegado de paraquedas, foi associado a um Deus, assim, os indígenas o tratam como um chefe advindo dos céus. Logo o piloto está totalmente adaptado à tribo e passa a viver como eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com