TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: SOCIOLOGIA GERAL

Por:   •  22/1/2018  •  Resenha  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Estadual do Maranhão

Núcleo de Tecnologias para a Educação

Curso de Licenciatura em Geografia- Polo Pinheiro- MA

OZELINA NOGUEIRA FERREIRA

RESENHA CRÍTICA:

Sociologia Geral – Unidade 4 (Estrutura Social)

Pinheiro - Ma

2017


OZELINA NOGUEIRA FERREIRA

RESENHA CRÍTICA:

Sociologia Geral – Unidade 4 (Estrutura Social)

[pic 1]

Pinheiro- Ma

2017


RESENHA CRÍTICA

REIS, Cinthia Regina Nunes; MOURA JÚNIOR, Cosme Oliveira. Sociologia Geral. São Luís: UemaNet, 2010.148 p.

1 CREDENCIAIS DOS AUTORES

Cinthia Regina Nunes Reis é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (1998), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Cursa doutorado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, globalização do sistema agroalimentar, fruticultura, reestruturação produtiva, rede empresarial e deslocamento regional, cooperativismo. É professora assistente na Universidade Estadual do Maranhão.

Cosme Oliveira Moura Junior é graduado em história licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (2003) e MESTRADO ciências sociais: sociologia, antropologia e ciência política pela UFMA (2007). Cursa pós-graduação em Relações Internacionais Maestria da Universidade nacional de La Plata Instituto de relações internacionais Argentina, cursa especialização em Gestão de Projetos.

2 RESUMO DA OBRA

A obra é composta por cinco unidades, a unidade quatro apresenta como tema central o conceito e a função da Estrutura social. Baseados na ideia do professor Ely Chinoy os autores afirmam que os componentes de um grupo social são ligados por um sistema que envolve uma série de regras as quais determinam o comportamento dos indivíduos, dando origem à chamada estrutura social. Assim, a sua função é possibilitar a interação social, permitindo a cada membro ou grupo um sentido organizacional.

Em relação aos elementos que compõe a estrutura são citados o status e o papel. O status é a posição social do indivíduo de acordo com a hierarquia, vantagens, riquezas e poder, trazendo consigo uma série de regras e normas que indicam a maneira de comportar-se nas mais diversas circunstâncias. Esse grupo de normas e regras é denominado de papel. Enfatiza-se também que o papel e o status social são aspectos inseparáveis. De modo que quem ocupa vários status, consequentemente, desempenha vários papéis.

 A referida Unidade ainda identifica os seguintes tipos de estrutura social: grupos, organizações, comunidades, estruturas institucionais e categorias. Destacando que ao desenvolve-se, a sociedade torna-se mais complexa, por apresentar categorias onde seus membros recebem os recursos desigualmente. Essa estrutura é denominada estratificação social, a qual pode ser de sociedades de classes, sociedades estamentais e sociedades de castas. De modo geral, a estratificação social não é apenas a distribuição ou divisão da sociedade em camadas, ela é também composta de um sistema simbólico de crenças, normas e valores que legitimam, regulam e interpretam a distribuição desigual de recompensas sociais.

Dessa forma para compreender melhor a estratificação os autores apresentam alguns conceitos básicos como: Mobilidade social que é toda movimentação ou passagem de um indivíduo de um grupo social (estrato) para outro. No entanto, isso só é possível nas chamadas sociedades abertas, em que prevalece a racionalidade e o utilitarismo. Nesta o indivíduo pode lutar para se mover socialmente, portanto há possibilidade de mudança de status. Em contrapartida, nas sociedades fechadas isso não é possível, pois a tradição, os costumes e os laços de sangue prevalecem. As castas e os estamentos configuram esse tipo de sociedade, onde não há como mudar de camada social.

4 CRÍTICA DA RESENHISTA

Tendo em vista a importância da Sociologia na conscientização do homem no mundo contemporâneo, na vida acadêmica, profissional e intelectual, a presente obra mais precisamente a Unidade quatro analisa justamente a realidade social e as formas como as sociedades se organizam, enfocando o estudo da Estrutura social, suas características e os vários fatores a ela relacionada. Ao analisar o conteúdo é possível detectar que para expandir o conhecimento os autores se embasam em confiáveis ideias de vários pesquisadores bem como Ely Chinoy, Sebastião Vila Nova, Max Weber, dentre outros. Estes fundamentos demonstram que se trata de um trabalho resultante de uma investigação aprofundada. Assim, com uma abordagem concisa, coerente e simples inicia-se apontando a influência da estrutura, colocando-a como determinante de todas as ações sociais. Isto leva o leitor a refletir que o homem além da sua dimensão individual, também é um ser social que mesmo possuindo livre arbítrio age com base no que é imposto pela estrutura de forma a colaborar diretamente com a harmonia em sociedade. Dando mais ênfase a esse conceito é mencionada como uma das suas funções a interação social, visto que esta é algo essencial para desenvolver a comunicação, estabelecer o contato entre pessoas ou grupos, além de ser um dos temas mais discutidos da atualidade nas mais diversas áreas do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (62.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com