TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA “MORTE AO REI” O FILME & “MARIA ANTONIETA”

Por:   •  23/8/2018  •  Resenha  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Magno Ferreira Bispo

“MORTE AO REI” O FILME & “MARIA ANTONIETA”

 RESENHA CRÍTICA

Direito Constitucional I

Professora: Renata

Turma: 2° Período Direito – Turno: Matutino

Nova Porteirinha-MG

2018

No ano de 1645 na Inglaterra termina a guerra civil que dividia o país, e os puritanos derrubam o rei Charles I, ganhando a batalha contra a corrupção. Surgem assim dois heróis: os generais Thomas Fairfaix e Oliver Cromwell, que têm por missão unir e reformar o país. 

Como tradição na Inglaterra, o país adota o regime de monarquia ao estado, e a figura do ‘Rei’ e tida como aquele que fora escolhido por Deus, por influências históricas de seus ascendentes voltadas ao cristianismo. Assim, a nação confiava plenamente no rei, que não podia falhar, porque Deus o designara para conduzir a nação e os seus súditos. Para o rei as suas decisões deveriam ser absolutas, não concordava que as decisões do parlamento inglês fossem contrárias às suas.

O rei não assistia de perto as manifestações do povo, não importava por vezes ao sofrimento que o povo vivia como o passar fome, saúde precária, falta de moradia para muitos, altos impostos.

O filme morte ao rei retrata a corrupção de um rei, tido como ungido de Deus pela nação, mas que não segue as determinações de um parlamento representativo do povo, na ambição de perpetuar no trono, e fazer das suas decisões soberanas e inquestionáveis por qualquer que seja.

Percebendo que o povo já não mais detinha total confiança no governo do rei, pois este havia quebrado o pacto regido pela carta magna, vai surgindo entre os concidadãos e o parlamento muitas divergências, desvios de intenções predeterminadas em contrato regido por uma magna carta, e por causa da vitória sobre a corrupção do rei anterior, o parlamento do país, solicita então ao rei sucessor que assine um tratado de paz, na qual tiravam do rei certos poderes, como a força do exercito e a imposição de impostos aos súditos, que somente poderia ser decidido através do parlamento.  

Por suspeita de fraude o parlamento foi dissolvido para investigações, o tesouro foi saqueado por mando do rei corrupto. O chefe do exercito, Sr. Thomas liderou a batalha porque entendia a revolta que se estabelecia e achava injusta a desatenção do rei para com o povo. O rei foi mantido no palácio como prisão domiciliar, até que se apure o roubo do tesouro no palácio. Como aceitar nesse tipo de governo, no qual o chefe do parlamento vai secretamente perante o rei dar notícias das decisões do parlamento, e que não representa como deve os anseios de toda a nação, sujeito a corromper-se com um rei corrupto.

O parlamento deve sim intervir quando há notório devaneio do rei em seu reinado, contudo, criar novas leis radicais que intentam contra a vida, e ir contra aos princípios de Deus, no qual é o único que tem poder sobre a vida do homem, mostra-se uma grande ilegalidade de usurpação do poder.

Percebe-se que já nesta época, quando na falta do rei, quem assume o governo da nação é o chefe do exercito, como nos dias de hoje, o Brasil também tem o chefe do exercito como um dos possíveis substitutos do governo na falta das primeiras opções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com