TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO SOBRAL PINTO

Por:   •  18/5/2020  •  Resenha  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  1.224 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO DOCUMENTARIO: Sobral Pinto – O Homem que não tinha preço.

O presente documentário  relata sobre o jurista  Sobral Pinto, uma pessoa humilde, bom ,justo, corajoso, batalhador  que lutou contra as injustiças decorrente a ditadura militar. Este documentário mostra o histórico de vida do advogado e seu importante papel  na historia do direito e na defesa da dignidade humana. Assim o documentário relata sobre a democracia que não é perfeita mais fala que é a melhor opção daquele momento pois os cidadãos não eram livres para decidir o destino de cada um sendo verdadeiros escravos.

Desta forma sobral com seus 90 anos  fala para milhares de brasileiros que  era necessário o Brasil Mudar , começar então um lento processo de democratização.

Narra também a historia de sobral que fez a diferença no mundo das leis Brasileiras. Ele sempre manteve uma postura de guerreiro. Lutou pela liberdade pelas leis , pelos direitos humanos, pela democracia ,pelo amor ao próximo ,pela paz, por tudo que mais sagrado nessa vida. Teve uma vida excepcional, com pensamentos extraordinários em respeito as leis, em busca da igualdade, uma vasta sabedoria. Ele diz que conheceu um mundo juridicamente organizado mais que com o tempo foi se perdendo, mais que um dia poderia voltar a ser o que era. Ele era um sonhador, acreditava que o mundo ainda tinha jeito, onde todos poderiam respeitar a todos, um mundo de dialogo, onde quando se havia algum problema as pessoas conversavam, argumentavam, negociavam e chegavam em um acordo justo e satisfatórios para todos com o bom senso, paz, ética e mantendo a ordem e a justiça.

Sobral por sua vez, lutou com todas as suas forças contra os abusos, absurdos e injustiças decorrentes da ditadura Militar. Ele usou como arma a advocacia para defender os direitos humanos e defender aqueles que não tinham condições e que estavam sendo oprimidos pelo Estado. Chegou ate mesmo a mencionar a Deus  em suas defesas como um paralelo do direito, que seria algo sagrado nesta terra. Sobral defendia a liBerdade, o amor, ele lutava para garantir que a lei estava sendo cumprida. Suas atitudes  com a justiça  combateram de frente com a ditadura , sempre sendo solidário com o sofrimento do próximo se colocando no lugar de cada um.

Ele mostrou a importância de ser  “O” Advogado, que se tornou exemplo para toda sociedade Brasileira por representar e defender a democracia. Brilhante criminalista e defensor de perseguidos políticos. Ele sempre mencionava o primeiro dispositivo constitucional “ Todo poder emana do povo e em seu nome ser exercido”. E assim ele fez valer lutando pelas pessoas desfavorecidas.

Sobral foi um verdadeiro exemplo, passou toda a sua carreira de advogado lutando0 contra o autoritarismo dos militares ,era genial usou a argumentação, teve ideias para que o Brasil pudesse ser mudado. Foi um verdadeiro cidadão brasileiro ,cumprindo os seus deveres e direitos, realmente um homem que não tinha um preço estimável, que amava a lei, a justiça, os direitos humanos, o respeito, a dignidade, a liberdade , o amor e acima de tudo acreditava em dias melhores e que poderia sim mudar o sistema mal.

Desta  forma, o documentário de sobral Pinto deveria ser assistido por todos aquele que da mesma forma que ele, luta pela igualdade, pela democracia , sendo uma base, pois não é para qualquer um.

O mundo precisa de pessoas como Sobral, que não era perfeito, mais sim de pessoas que nos represente com garras para fazer acontecer as mudanças que tem quer ser feitas para o bem da humanidade.

Esse documentário é muito importante, principalmente para aqueles que estão no caminho ou que já estão inciando a carreira de advogado, que atualmente com um cenário de saturação de tantos advogados que acaba desanimando de exercer. Vale ressaltar que após este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com