TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO “ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA” DE JOSÉ SAMARGO

Por:   •  26/5/2017  •  Resenha  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO DE VITÓRIA

BIANCA AUER MARIANO

RESENHA DO LIVRO “ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA” DE JOSÉ SAMARGO

VITÓRIA-ES

2017

Saramago, José. Ensaio sobre a cegueira. Portugal: Editora Caminho, 1995.

José Saramago

Resenha

O livro de José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira, relata sobre de uma epidemia da cegueira branca, sendo altamente contagiosa se espalha pela cidade rapidamente e sem qualquer explicação, atinge um enorme número de pessoas. Com o caos instalado sobre a cidade, o governo resolve tomar medida diante da situação. Todos os infectados são postos em um antigo manicômio, podendo ser comparado aos campos de concentração da Segunda Grande Guerra Mundial, onde ficavam isoladas e presas como detentos.

Diante dos detentos, uma mulher teve imunidade à epidemia, mas mesmo assim forjou ter contraído a cegueira para acompanhar seu marido na quarentena. Porém, ela presenciando a vida sentimental dos infectados, além da convivência física. Com a situação vivenciada na trama, é possível perceber a como a fome, a sede e a libido sofrem de humilhação, racismo e intolerância. Além disso, havia falta de alimentação e as forças armadas ficavam vigiando o perímetro para que os infectados não possam sair, como no livro de Foucaut.

O foco principal do drama é mostrar como o ser humano pode ser cruel e capaz e infligir os outros quando os seus limites são testados. Começam a ocorrer guerras de todos contra todos. A solução que o governo impôs não era eficiente. Foi uma solução rápida e imediata que previa exterminar todas aquelas pessoas como ocorreu com o ebola na África em 2014, onde o mundo isolou por considerar um país pouco importante.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (342.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com