TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Livro “Ensaio Sobre a Cegueira” de José Saramago, Correlacionando Com a Atual Conjuntura da Pandemia do COVID-19.

Por:   •  3/6/2020  •  Resenha  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha crítica do livro “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago, correlacionando com a atual conjuntura da pandemia do COVID-19.

Larissa M. Pereira

Ensaio sobre a cegueira, livro escrito por José Saramago em 1995, traz a história de uma epidemia de cegueira que se espalha por uma grande cidade, gerando caos e isolamento.

Um homem em seu carro não avançou o sinal quando o semáforo ficou verde, pessoas vão até ele para entender o que está acontecendo e o encontram apavorado dizendo “estou cego”, assim se inicia a chamada cegueira-branca, este nome se deu, pois, diferentemente das outras cegueiras, esta é descrita como se estivesse mergulhado de olhos abertos em um “mar de leite”.

Após este senhor procurar um oftalmologista, o mesmo fez diversos e exames e não encontrou o motivo para tal cegueira e, na manhã seguinte também estava cego. Imediatamente o médico procura avisar as autoridades de tal possível epidemia. Uma ambulância fora busca-lo juntamente com sua mulher, que fingiu estar cega para poder acompanhar e cuidar de seu marido. Ambos foram levados para um manicômio desativado, sendo este um ambiente sujo e precário, em que estes receberam orientações de que não poderiam ter contato com o mundo externo, se tentassem fugir morreriam imediatamente, e diversas outras orientações abruptas foram fornecidas quanto à higiene, segurança, alimentação e, em caso de morte, os próprios deveriam enterrar uns aos outros à beira da cerca.

Após a chegada de tantos outros infectados, o caos dentro do manicômio aumenta, em que cada cego luta pela sua sobrevivência, entregando-se de tal forma ao desespero que acabam por abandonar qualquer traço de humanidade. Criam grupos, hierarquias, um procurando tirar vantagem no outro, criou-se um cenário de terror, com doenças, estupros, brutalidade e egoísmo. Tais pessoas não estão doentes somente pela cegueira, mas sim pela falta de humanidade.

Dito isso, é possível compreender o que o livro traz sobre a cegueira, de que “o pior cego é aquele que não quer ver”, aquele que em meio ao caos, fecha os olhos para tantos outros problemas, passa a enxergar apenas aquilo a que te diz respeito, ignorando as dificuldades dos outros, deixando de ter um cuidado acolhedor e de respeito para com o próximo, sendo aqueles que tiram proveito das situações, buscando somente o bem pessoal, sem se importar com o que tais atitudes podem acarretar para o próximo.

Trazendo para a atual realidade, quando nos deparamos com o COVID-19, encontramo-nos, de certa forma com uma realidade muito parecida, em que autoridades tomam atitudes impensadas, buscando ignorar ou isolar o problema ao invés de estuda-lo e tomar medidas cabíveis para cuidar, proteger e auxiliar aqueles que se encontram em estado de fragilidade em meio a atual conjuntura. Regras são quebradas, pois ninguém mais vê quem está agindo certo ou errado; os mais fortes abusam do poder; e o instinto de sobrevivência vão tomando conta dos homens.

Os seres humanos, tanto no livro quanto na realidade atual, mostram-se moralmente e culturalmente selvagem, egoístas e dominados por apetites bárbaros, tiram proveito da necessidade do próximo, aumentam consideravelmente os valores de alimentos, itens de higienização e proteção, pensando somente nos lucros pessoais, ignorando as necessidades daqueles mais frágeis e sem condições.

Em meio a tudo o que foi relatado até o momento, é possível levantar a compreensão de que os seres humanos estão cada vez mais doentes não só fisicamente, mas principalmente, mentalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com