TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DIREITO CIVIL

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO DIREITO CIVIL

O direito civil é um ramo do direito privado onde predominam as normas de ordem privada ou dispositivas, ou seja, aquelas que vigoram de acordo com a vontade dos interessados, assim o direito civil é o conjunto de normas reguladoras das relações jurídicas entre particulares.

LINDB – normas sobre normas, lei autônoma e se aplica a todo ramo do direito, tem caráter universal, acompanhava o Código civil porque na época era considerado o diploma de maior relevância.

A LINDB trata sobre: 

  1. O início da obrigatoriedade da lei;
  2. O tempo da obrigatoriedade da lei;
  3. A eficácia da ordem jurídica, não admitindo a alegação de ignorância da lei;
  4. Mecanismos de integração das normas jurídicas, quando houver lacunas;
  5. O direito intertemporal, para assegurar a estabilidade do ordenamento jurídico brasileiro, preservando as situações consolidadas;
  6. Direito internacional privado;
  7. Dos atos civis praticados no estrangeiro pelas autoridades consulares brasileiras;
  8. Princípio da territorialidade e extraterritorialidade.

Livro I do CC – Das Pessoas Naturais:

Pessoa natural é o ser humano considerado como o sujeito de direitos e deveres, para ser pessoa natural, basta existir. O sistema brasileiro não exige sequer que o recém-nascido tenha forma humana e existência mínima.

Toda pessoa natural tem personalidade que pode ser natural ou jurídica.

- A personalidade natural é composta do complexo físico e psíquico de cada um, varia de indivíduo para indivíduo.

- A personalidade Jurídica é a capacidade para figurar em uma relação jurídica. É aptidão genérica para adquirir direito e contrair obrigações. O que interessa para o direito civil é a personalidade jurídica.

- O código civil adota a teoria natalista, que para a aquisição da personalidade o nascimento com vida.

- Para saber se a criança nasceu com vida é realizado um exame chamado Docimásia Hidrostática de Galeno, que consiste em colocar os pulmões do recém-nascido em um recipiente com água, se boiar é porque houve respiração, nascendo com vida.

- Nascituro: o nascituro não é pessoa natural, logo não tem personalidade jurídica. O nascituro é o feto, chamado pela doutrina de pessoal condicional, pois a aquisição da personalidade depende do nascimento com vida, assim com exceção do direito de nascer, o nascituro tem apenas expectativa de direitos.

- Teoria Natalista: é a teoria adotada pelo C.C e pala maior parte da doutrina civilista para esta teoria, o nascituro não tem personalidade civil, adquirindo-a somente após o nascimento com vida.

- Teoria da Concepcionista: defendida por uma parte minoritária da doutrina, entende que desde a concepção a nascitura tem personalidade jurídica, ou seja, é título de direito, não tem mera expectativa.

- Teoria da Personalidade formal ou Condicional: é a teoria mais temida, com poucos adeptos, defendem que o nascituro ao ser concebido adquire personalidade apenas para efeitos extrapatrimoniais (fora do $) EX: direito à vida, direito a uma gestação saudável, direito à alimentos. Para efeitos patrimoniais a sua personalidade somente se consolida com o nascimento com vida, ou seja, personalidade condicional do nascituro.

- Proteção do natimorto: o natimorto é aquele que nasce morto, não é pessoa natural, logo não adquire personalidade jurídica. Ele é um ente de imputação, já que goza de certos direitos. A proteção que o CC se refere ao nascituro, tb alcança o natimorto, no que concerne aos direitos da personalidade, tais como: nome, imagem e sepultura.

- Prole eventual; é aquele que ainda será concebido, por determinada pessoa. A prole eventual também pode constar de relações jurídicas, como por exemplo a doação e o testamento deixado para a prole eventual.

- Capacidade: é a medida da personalidade, lembrando que personalidade é a aptidão para adquirir direito e contrair obrigações na orbita civil. Algumas pessoas têm mais capacidade que outras.

- Espécies de Capacidade:

  1. Capacidade de fato e de exercício: é a aptidão de exercer por si só os atos da vida civil, é a chamada capacidade de exercícios de direitos. Nem todo mundo tem.
  2.  Capacidade de direito e de gozo: é a capacidade de adquirir direito. Todo mundo tem (o louco, o psicopata, o matador de aluguel, os deficientes de modo geral).
  • A soma as duas capacidades faz nascer a chamada capacidade plena.

Obs.: incapacidade é diferente de falta de legitimação.

Incapacidade não se confunde com falta de legitimação. Enquanto incapacidade é s restrição legal para a pratica dos atos da vida civil, a falta de legitimação é a inaptidão para a pratica de determinado ato.

- Espécies de Incapacidade:

I- Os maiores de 16 anos e menores de 18 anos;

II- Os ébrios habituais e os viciados em tóxicos;

III- aqueles que por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir vontade;

IV- Os pródigos;

Parágrafo único: capacidade dos índios;

A incapacidade absoluta requer representação, para que o incapaz possa exercer os atos da vida civil, caso não tenha o ato é nulo.

A incapacidade relativa requer assistência, para que o relativamente incapaz possa exercer os atos da vida civil, caso não tenha o ato é anulável.

A diferença entre representação e assistência, é que na representação prevalece a vontade do representante e não do absolutamente incapaz. Já a assistência prevalecerá a vontade do assistido ou relativamente incapaz.

O ato nulo não prescreve e o ato anulável prescreve em 04 anos.

Os Absolutamente incapazes é somente os menores de 16 anos, chamados menores impúberes.

Os relativamente incapazes são os maiores de 16 anos e menores de 18 anos, chamados de menores púberes.

- Capacidade dos índios:  a capacidade dos índios é regulada pela lei federal 6.001/73, que recebe o nome de estatuto do índio, essa legislação elegeu a FUNAI para dar assistência aos índios nas práticas da vida civil. A ausência de assistência faz com que o ato seja nulo. O índio tem a capacidade “sui generes”, ou seja, especial, porque embora ele seja apenas assistido pela FUNAI, a ausência da assistência, acarreta a nulidade do ato praticado. Isso se aplica somente para os índios não integrados na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com