TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO O NOME DA ROSA

Por:   •  8/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO FILME O NOME DA ROSA

Na Alta Idade Média, no ano de 1327, chegam na Itália, um monge franciscano, William de Baskerville   e seu neófito Adso von Melko e se instalam em um remoto mosteiro ao norte daquele País. O monge William de Baskerville deseja participar de uma conferência de cardeais para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, porém, sua atenção é desviada por causa de várias mortes misteriosas no mosteiro. William, assume a missão para investigar esses estranhos acontecimentos.

Os frades da abadia acreditam que essas mortes, são oriundas de ações satânicas, no entanto, o monge William em sua racionalidade não os deixam acreditar em eventos sobrenaturais, tenta desvendar os casos e ainda terá que suportar o convívio de Bernardo Gui (F. Murray Abraham), um inquisidor do papa, que tortura a todos, para que revelem sua heresia.

O filme começa com uma narração de Adso von Melko, quando ele estava a serviço do irmão franciscano William de Baskerville que conversa com alguns monges sobre as mortes que ocorrem no monastério, cada uma de maneira mais incomum. Um dos monges é encontrado morto num barril de sangue de porco, fator responsável que chama a atenção de William para ele investigue e desvenda a causa da morte.

O frade Willian utiliza experimentos científicos sofisticados para reunir as provas imprescindíveis e chegar à verdade dos fatos. Ele e seu auxiliar procuram indícios que não são percebidos pelas demais pessoas, tais como: as frases no pergaminho, apagadas com suco de limão, que são reveladas por meio da chama de uma vela aos olhos dos investigadores e as manchas pretas na língua e no dedo dos monges causadas pelo veneno posto na obra.

Os monges William e Adso durante suas investigações descobrem que há dentro da abadia uma biblioteca secreta que possui livros sacros e profanos, verdadeiras relíquias do conhecimento grego e latino conservados através dos séculos. Eles desvendam também, quem praticou os assassinatos: o Monge Jorge de Burgos que protege os livros considerados profanos pela Igreja, a exemplo da obra Poética de Aristóteles, que falava da comédia e do riso.

Apenas alguns monges conseguiam entrar na biblioteca e quem tivesse acesso a ela e a curiosidade de ler a obra de Aristóteles, ao folear as páginas do livro, molhando os dedos com a saliva, morriam, pois, suas páginas continham veneno. Após a descoberta, o Monge Burgos incendeia o mosteiro ao tentar fugir, mas William e Adso ainda conseguem salvar algumas obras.

O Nome da Rosa nos conduz a uma viagem imaginária à Idade Média europeia. O filme nos proporciona uma oportunidade para refletirmos acerca das questões filosóficas entre o Bem e o Mal, entre o certo e o errado. O filme nos faz transitar por diversos temas e eventos da história e filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com