TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DOS CAPÍTULOS 03,04 E 05 DA OBRA “TEORIA DO ORDNAMENTO JURÍDICO”. BOBBIO NORBERTO

Por:   •  25/5/2020  •  Resenha  •  3.862 Palavras (16 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO DIREITO

RAMILSON EVANGELISTA E FILIPE SOBRENOME

RESUMO DOS CAPÍTULOS 03,04 E 05 DA OBRA “TEORIA DO ORDNAMENTO JURÍDICO”. BOBBIO NORBERTO

SERRA

2019

RAMILSON EVANGELISTA E FILIPE SOBRENOME

RESUMO DOS CAPÍTULOS 03,04 E 05 DA OBRA “TEORIA DO ORDNAMENTO JURÍDICO”. BOBBIO NORBERTO

Resumo apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Hermenêutica Jurídica no Centro Universitário do Espírito Santo – Unesc.

Professora responsável pela disciplina: Eliane França Conti.

SERRA

2019

Sumário

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        5

CAPITULO-III        5

1.        A COERÊNCIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO        5

2. SIGNIFICADO DE SISTEMA JURÍDICO        5

3. AS ANTINOMIAS        6

4. VARIOS TIPOS DE ANTINOMIAS        6

5. CRÍTERIO PARA A SOLUÇÃO DAS ANTINOMIAS        6

6. CONFLITO DOS CRÍTERIOS        7

CAPITULO IV        7

1.        A COMPLETUDO DO ORDENAMENTO JURÍDICO        7

2.        O DOGMA DA COMPLETUDE        8

3. A CRÍTICA Á COMPLETUDE        8

4. ESPAÇO JURÍDICO VAZIO        9

5. NORMA GERAL EXCLUSIVA        9

6. AS LACUNAS IDEOLÓGICAS        10

7. VÁRIOS TIPOS DE LACUNAS        11

8. HETEROINTEGRAÇÃO E AUTOINTEGRAÇÃO        11

9. ANALOGIA        12

10. PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO        12

CAPÍTULO V        13

1. A PLURALIDADE DOS ORDENAMENTO        13

2. VÁRIOS TIPOS DE RELAÇÃO ENTRE ORDENAMENTO        13

3. ESTADO E ORDENAMETO MENORES        14

4. RELAÇÕES TEMPORAIS        14

5. RELAÇÕES ESPACIAS        15

6. RELAÇÕES MATERIAS        15

Conclusão        16

Referências:        17

INTRODUÇÃO  

         O presente trabalho será analisado através da ótica de Norberto Bobbio. Sendo abordado a Teoria Do Ordenamento Jurídico e em sua completude. O Direito é um sistema hierárquico, coerente e completo de normas jurídicas. Antes de mais nada, deixe-me falar desse grande autor, Norberto Bobbio que nasceu em Turim, em 18 de outubro de 1909. Considerado por muitos como a consciência democrática da política de seu país, participou ativamente da resistência a Mussolini e ajudou a estruturar a política Italiana do pós-guerra.

Em sua vida acadêmica, formou-se em Direito depois em Filosofia, na Universidade de Turim, na qual lecionou pôr anos, entre outras universidades em seu currículo.

 Quando encerrou as atividades docentes, despediu-se com uma citação de Max Weber: “A cátedra universitária não é nem para os demagogos, nem para os profetas.” Assim, décadas seguintes, dedicou-se á escrita de cunho á defender os Direitos humanos, colaborou com revistas e jornais da época.

Porém, se manteve integro em sua independência intelectual e observância, não se filiando a nenhuma militância partidária, que julga inibidora e desinteressante. Não obstante, sempre esteve aberto a dialogo com seus opositores. Morreu no dia 9 de janeiro de 2004, em Turim, aos 94 anos. Deixou para o pensamento político e para a Filosofia do Direito, uma das maiores obras teóricas de caráter universal e um legado intelectual de aproximadamente cinco mil títulos.

Será desmiuçada para melhor analise a sua obra, Teoria Do Ordenamento Jurídico, é uma das mais importantes obras do debate jurídico, dentro e fora do Brasil. Será portanto analisado o capítulo 3, trazendo consigo a coerência do ordenamento jurídico e seus desdobramentos. Já o capítulo 4, aponta para a completude do ordenamento jurídico, os problemas das lacunas, o dogma e a crítica a completude entre outros pontos relevantes. Pôr fim, no capítulo 5 mostrará os interlaço do ordenamento jurídico que ele possui, os vários tipos de relações que ele possui entre ordenamentos, a pluralidade dos ordenamentos. Assim as Relações Temporais, Espaciais e Materiais que possui.

DESENVOLVIMENTO

 CAPITULO-III

1.A COERÊNCIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO

O ordenamento jurídico é constituído pelas normas e como elas estão entrelaçadas umas com as outras e a comunicação como é estabelecia em um sistema, tornando-se coerente em suas magnitudes.

A primeira classificação apresentada no capitulo é a de Kelsen, que divide os sistema em: Estáticos e Dinâmicos. Sendo que no primeiro é baseado em torno de um conteúdo material. Exemplo disso seria um sistema moral, que se justifica com valores. Já o segundo, em sua ampla atuação, são aqueles sistemas justificados por expedientes formais.Segundo Kelsen, os ordenamento jurídico são desse tipo já que suas normas sempre remetem a outra norma superior, para validar sua aplicação e validação.

2. SIGNIFICADO DE SISTEMA JURÍDICO

 A palavra “sistema” amplamente utilizada no campo jurídico, possui certas nuances.

O primeiro significado de sistema consiste na ideia de um sistema dedutivo. Isto é, ele se fundamenta em seu decorre em princípios. Uma única contradição é capaz de desfazer todo um arranjo sistemático do conjunto jurídico.

Empregando as incontentáveis regras da lógica se podem extrair consequências seguras, esse mesmo principio é aplicada as ciências necessárias e demonstrativa, que não dependendo dos fatos , mas unicamente da razão , tais como a logica , geometria, aritmética  e também a ciência do direito. A teoria do direito faz parte daquelas teorias que não dependem de experimentos, mas de definições; não o que mostra os sentidos, mas do que demonstra a razão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com