TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO: DIREITO CIVIL

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.581 Palavras (15 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 15

REVISÃO: DIREITO CIVIL

- Conceito:

É o conjunto de normas que regulamentam a vida em sociedade. O direito esta dentro da moral – Radbruck representa a moral e o direito em dois circulos concentricos, em que o menor circulo (direito) está dentro do maior (moral).

Mas nem tudo que é moral é jurídico. A sociedade precisa de regras para ter harmonia em suas relações, caso essas normas não funcionem, ou sejam desrespeitadas, haverá a sanção.

DIREITO – DIRECTO – RETO – DE ACORDO COM A LEI.

MORAL: Religioso – Político – Filosófico – Social

- Classificação: Positivo e Natural:

Direito Positivo é o regramento estabelecido para regulamentar a vida em sociedade, pode ser escrito ou não, é a regra do dever ser.

Direito Natural é o direito supremo, abstrato, que estabelece a sociedade perfeita, cujas normas são de um ser supremo e portanto da natureza e devem ser respeitado.

Direito Natural: Junaturalismo – Toda pessoa pode criar seu ordenamento juridico desde que ele respeita as leis naturais

- DIREITO OBJETIVO E SUBJETIVO:

        Direito Objetivo é o direito direcionado a todos, sem distinção. É a norma em abstrato. É o regramento positivado em c´digos, normas, leis decretos, portarias, etc.

        Direito Objetivo ou abstrato: Regra geral

        EXEMPLO: Ninguém pode matar!

        Direito Subjetivo é a concretização do direito objeitvo dentro das relações jurídicas. É a aplicação da lei ao caso concreto. Seu exercício é facultativo – a parte prejudicada pode ou não exercê-lo.

        Direito Subjetivo: Meu direito

        EXEMPLO: Cobrando prejuizo ou sendo ressarcido.

- LEI DE INTRODUÇÃO AS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO

        Antiga lei de Introdução ao Código Civil decreto 4.657/1942 trata-se de um conjunto de normas para regulamentar as normas, indicando como aplica-las.

FONTES DO DIREITO:

  1. Fontes formais: Lei, analogia, costume, e princípios gerais do direito;

A.1) Analogia: Direito brasileiro esta dizendo que a guarda compartilhada deve ser regra para as ciranças. Então os filhos de pais que estão se divorciando possui a guarda compartilhada (direito que o pai e a mãe tem, mesmo separados de tomar decisões importantes sobre a vida dos filhos – GUARDA UNITÁRIA A mãe fica com essa guarda e ela decide tudo sobre a vida da criança, Pai paga pensão e visita, mas não decide nada sobre o filho).

EXEMPLO: Na falta da lei usa analogia: Um casou se casou e não tiveram filhos, porém havia um cachorro que tratavam como um filho. Estavam divorciando e queriam ver como iria ficar o cachorro, nesse caso aplicou a ANALOGIA, para ver com quem iria ficar.

A.2) COSTUME: É uma situação que se perpetua dentro da sociade e ela aceita aquilo como certo.

EXEMPLO: Caderneta de anotação: você compra algo na venda da esquina e ao invés de pagar na hora você marca na caderneta para pagar tudo no fim do mês. NÃO TEM VALOR JURÍDICO. Mas pelo COSTUME e pelo uso de todo mundo, ele passou a TER VALOR JURIDICO. Se você der um calote, ele pode pegar esse papel e executar uma ação alegando que é costume de todo mundo comprar e anotar na caderneta.

A.3) PRINCIPIOS DO DIREITO: São normas abstratas (direito objetivo) que estão acima da lei.

EXEMPLO: Principio da dignidade humana: Preceitos que todos os povos utilizam. Em todos os países o principio da dignidade humana é o mesmo valor. Vieram antes das leis, é para todo mundo regulamentar o direito.

A.3.1) PRINCIPIO DA ISONOMIA: Quase igual o principio da igualdade, porém são pessoas em condições diferentes, devem se comparar.

EXEMPLO: Um aluno quebrou a perna e teve que engessar, mas consegue se locomover de cadeira de roda, consequentemente não consegue ir assistir a aula como de costume, se não tiver como ele acessar a sala, pelo direito da isonomia, teriamos todos que descer para o primeiro andar. Quando um tem uma dificuldade a lei, estabelece que a dificuldade tem que ser eliminada para ele continuar no mesmo patamar dos outros.

  1. Fontes não formais: doutrina e jurisprudência = acordão

B.1) DOUTRINAS: São os livros escritos por pessoas que estudam sistematicamente o direito, não precisa ser só livro, pode ser um artigo de revista, um texto de opinião, uma crítica a alguma lei, pode ser um blog jurídico.

B.2) JURISPRUDÊNCIA:  É o julgamento de vários processos iguais.

B.2.1) ACORDÃO: Decisão de 2º grau a respeito de um determinado assunto, essa decisão de 2º grau sobre um caso concreto que ele julgou se forma uma jurisprudência. É uma decisão do tribunal de 2º Grau.

MATERIA CONSTITUCIONAL E INCONSTITUCIONAL

Constitucional é nossa constituição, quando a decisão dos juizes/desembargadores ferir uma norma da constituição, o recurso vai ara o STF.

Infraconstitucional é quando a constituição ferir uma norma que esta a baixo da constituição, por exemplo o “código cívil”, o recurso vai ser enviado ao STJ.

- VIGÊNCIA DA NORMA

        A lei, para pertencer ao ordenamento jurídico, passa por três fases: ELABORAÇÃO, PROMULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO.

  1. Elaboração: Iniciativa, discussão, aprovação, sanção ou veto.
  2. Promulgação: Nascimento da lei.
  3. Publicação: Dar conhecimento para todas as pessoas que a lei for aceita no ordenamento jurídico e todos devem cumprí-la.

O artigo 1º da LINDB disciplina que a lei brasileira enra em vigor em todo território nacional 45 dias depois da sua publicação, salvo disposição contrária (ou seja, caso o legislador colocou um prazo establecido inferior ou superior os 45 dias).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com