TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DO TCC

Por:   •  30/11/2018  •  Artigo  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 2

ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DO TCC

- Boa tarde aos membros da banca avaliadora, boa tarde a todos os convidados presentes...

A compra de votos no Brasil, tornou-se como uma cultura no período eleitoral. Os candidatos utilizam de diversas formas para obter o voto daquele eleitor, principalmente do eleitor com um grau de escolaridade menor.

        Essa prática vem desde o início da República brasileira, onde os fazendeiros da época faziam a captação ilícita dos votos através de certas vantagens.

        Com o passar dos anos esse tipo de prática começou a ganhar novas formas, e com a captação dos votos vieram os abusos econômico e político.

        As eleições no Brasil passaram a ter um nível financeiro incompatível com a realidade de muitos candidatos e com isso um clã de políticos se perpetuaram no poder.

        Ao fazer uma análise da compra de votos no Brasil, pude perceber que o grande problema está de fato na maior parte da população, que vende o seu voto por algum benefício e que esses benefícios estão se tornando institucionais, como por exemplo vagas de emprego nos órgãos públicos.

        Em 2014 o TSE fez uma pesquisa e 24% dos entrevistados disseram que já presenciaram ou fizeram parte de uma compra de votos. Isso é algo alarmante e com o passar das eleições a própria justiça eleitoral tem endurecido as regras de financiamento de campanhas, para tentar de fato coibir essa prática.

A minirreforma de 2015 por exemplo proibiu a doação de recursos financeiros de pessoas jurídicas para candidatos e colocou um limite de gastos de campanha. Com isso, a justiça eleitoral conseguiu de fato reduzir de fato a compra de votos, pois os candidatos querendo ou não precisaram contingenciar os seus gastos destinando mais recursos financeiros para a campanha e com isso diminuindo a compra de votos.

Duas medidas devem ser tomadas, a primeira diz respeito ao processo eleitoral brasileiro, onde as leis precisam de fato serem rígidas evitando assim que, venha acontecer abusos de poderes. O jogo eleitoral precisa ser acima de tudo imparcial, livre e igualitário. Onde os candidatos a cargos eletivos tentem convencer o eleitorado a escolher o melhor dos candidatos.

        A segunda medida deve ser a de acabar com a reeleição, isso implicaria em acabar com práticas dos chefes do poder executivo de usam a máquina pública a seu favor. Os mandatos deveriam durar 5 anos e após esse período um novo candidato seria escolhido para substituir aquele determinado chefe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com