TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento, Saúde e segurança o Trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.545 Palavras (39 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 39

[pic 2]

Faculdade Anhanguera de Valparaíso – UNIDERP

Acadêmicos (as):                                                   RA:

Aline da Silva Souza                                             RA: 8739141825

Aryane Rodrigues Soares                                        RA: 8206955570

Carlos Eduardo Menezes                                      RA: 8742152938

Janderson Barros Rodrigues                                  RA: 2747609270

Juliana July Queiroz Maduro                                 RA: 6505264668

Maria Joelma Da Costa Garras                              RA: 2895597856

Sirlene Pereira Marques                                         RA: 9360244199

Viviane Gomes De Carvalho Alves                         RA: 9650535574

DESAFIO PROFISSIONAL

Valparaíso - GO

2015


Faculdade Anhanguera de Valparaíso – UNIDERP

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera - UNIDERP, como quesito parcial para a obtenção de nota referente ao 3º Semestre na disciplina de Técnicas de

 Recrutamento, Saúde e segurança o

 trabalho e Relações sindicais e

 negociações trabalhistas. Professor (a) Tutor (a):Ana Paula Teles. Professores (as) EAD: Rosemeire Farias,Mônica Satolani e Bruna Caroline Domingues.

Valparaíso de Goiás / GO

2015

SUMÁRIO


1 - INTRODUÇÃO

Após analisar a empresa em questão LOPES&LOPES, empresa do ramo da construção civil responsável pela construção de um viaduto no interior do Rio grande do sul, percebemos uma fragilidade em alguns processos internos onde trataremos alguns assuntos de extrema importância e temas de suma importância  para a melhoria dos relacionamentos internos levando em consideração a disciplina de  saúde e segurança do trabalho após um acidente de trabalho de um funcionário que nos levou averiguar condições e jornadas de trabalho para que outros funcionários não viessem a sofrer mais acidentes como o acontecido levando também em consideração normas reguladoras e cipa para ajudar nesta prevenção e conscientização dos colaboradores em relação a prevenção principalmente quanto ao uso e conservação de seus equipamentos de proteção eu ajudar de maneira significativa.

Além do que a fazermos também  um estudo a respeito de técnicas de recrutamento e seleção para suprir a necessidade Mao de obra ,que vem com uma carência e que necessita ser sanada o quanto antes,  devido a sobrecarga que os colaboradores vem sofrendo atualmente devido o defcite de pelo menos 5% no quadro de funcionários da empresa. Que nos levara a demonstrar os benefícios para a organização em se contratar novos colaboradores para que o prazo estabelecido seja cumprido cem responsabilidade e segurança.

Outro fator de suma importância são as relações sindicais e negociações trabalhistas haja vista que após o acidente de trabalho de um colaborador, os colaboradores decidiram fazer greve para reivindicar melhores condições de trabalho,  reajustes salariais, bem como a troca de equipamentos de segurança onde iremos atuar diretamente com o sindicato pra resolução de tais reivindicações levando em consideração tanto o empregado como o empregador par que nenhuma das partes saia perdendo.

Lopes & Lopes

Após realizar um levantamento junto ao DP( departamento pessoal )da organização, constatamos os principais cargos e quais são os cargos que temos o maior número de demissões e insatisfação dos funcionários. Segue abaixo o organograma em que faremos avaliação dos itens citados.

Parte tática

                                       Construção civil: organograma de uma obra.

[pic 3]

                                                     Parte operacional

[pic 4]

Com este organograma acima definimos os cargos chaves da organização podendo assim visualizar onde estão os maiores índices de pedidos de demissão, acidentes de trabalho, áreas de riscos mais constantes para que possamos juntos,ter o menor número de acidente de trabalho possível atuando diretamente com a segurança de trabalho

Identificamos que o maior número de desligamento é na parte operacional, ou seja, na parte em que se coloca a mão na massa, onde á uma rotatividade de colaboradores, principalmente entre os ajudantes, armadores e pedreiros.

Conversando com os colaboradores identificamos alguns pontos que fazem com que eles estejam insatisfeitos como; poucos benefícios, sobre carga de serviços, longa jornada de trabalho porfalta de colaboradores, pressão pelo prazo estabelecido para o término da obra. Levando em considerações as informações acima elaboramos um planejamento onde faremos um recrutamento e seleção de funcionários.

O processo de recrutar e selecionar profissionais para as organizações é fundamental, pois estas precisam de funcionários qualificados para fazer aumentar a receita e melhorar processos e os funcionários precisam das empresas para que possam aplicar seus esforços e serem remunerados por seus trabalhos. As organizações necessitam que a comunicação e a divulgação de suas ofertas de trabalho sejam claras e bem posicionadas no mercado para que possam recrutar os melhores profissionais. O recrutamento funciona como uma comunicação entre o mercado de trabalho e o RH. Segundo Chiavenato (2004, p. 102), Preencher um cargo com um profissional qualificado que agregue valor à missão e às metas da empresa é um trabalho desafiador.

Primeiramente, o processo de recrutamento parte de uma necessidade interna da organização em uma determinada área. Por isso, todo aumento no quadro de funcionários ou na substituição de um colaborador deve ser revisado, pois uma estratégia mal posicionada pode impactar nos custos da empresa. (GIL, 2001). Traçar o perfil do colaborador e do cargo exigido faz parte de um processo básico para o planejamento do processo seletivo. A elaboração do cargo define o tipo de profissional em que a empresa deseja para determinada posição. O aproveitamento interno de seus funcionários é um dos objetivos do recrutamento interno, através da criação de desenvolvimento de carreira dentro da empresa. Segundo Marras (2000, p. 71) denomina-se recrutamento interno aquele que privilegia os recursos próprios da empresa. Nesse tipo de recrutamento, a divulgação das necessidades é comunicada por meio de memorandos ou cartazes em todos os quadros de avisos da empresa.        São explicitadas as características exigidas pelo cargo e solicitado aos interessados que compareçam ao setor de recrutamento para candidatar-se ao cargo oferecido, ou ainda, que enviem seus dados para serem analisados pelos responsáveis pelo processo. O recrutamento interno tem como foco os atuais funcionários da organização, sendo que esse processo deve ser feito de forma transparente e ter sua divulgação em todos os níveis hierárquicos da empresa, servindo como fonte motivacional para os funcionários e, além disso, o baixo custo para o recrutamento, pois a organização não necessita utilizar técnicas para buscar os candidatos no mercado. Algumas empresas mais modernas utilizam os meios de informática para divulgarem suas informações de vagas e realizar inscrições, como por exemplo, a intranet. Cada vez mais as empresas vêm modernizando suas tecnologias, o que permite que todos tenham acesso às informações. A respeito das vantagens de atuação do recrutamento interno, Chiavenato afirma (2004, p.115)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.6 Kb)   pdf (812.9 Kb)   docx (372 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com