TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Sobre Educação

Por:   •  25/11/2020  •  Tese  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

A educação exige maiores cuidados, porque influi sobre a vida", disse Lucius Annaeus Seneca, filósofo e escritor da Roma Antiga. No entanto, verifica-se que no Brasil os "maiores cuidados" possuem cifras ligadas ao tipo de ensino oferecido pelas instituições e o que elas podem fazer por você em situações inesperadas. A implementação do Ensino à Distância (EaD) foi uma das soluções encontradas para diminuir o prejuízo que as instituições de ensino e os alunos sofreriam com a perda do seu ano letivo decorrente da pandemia por COVID-19 que se estende de 2019 até os dias atuais, mas as condições sociais brasileiras explicitam que, nem todos são abrangidos no contexto. Além do mais, alunos formados por faculdades EaD sofrem preconceito no mercado de trabalho.

Previamente, é indubitável a falta de investimentos na educação brasileira e que há tempos não sofre modificações em sua base. A crítica ao ensino se ampliou no momento, pois o EaD só é possível para quem possui infraestrutura para a realização de suas aulas, como eletroeletrônicos e internet, mas uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que 25% dos brasileiros não possuem acesso à internet, gerando privilégio a quem possui. Essa questão será muito bem analisada nos vestibulares que acontecerão no início de 2021, onde os privilegiados terão melhores condições do que aqueles que não possuem instrumentos para a educação alternativa, aumentando a seleção econômica nas universidades.

Ademais, uma pesquisa da Associação Brasileira de Educação a Distância mostra que o setor teve crescimento de 17% no número de matrículas em um ano. As causas desse crescimento podem se associar ao fato de que parte da população concilia o trabalho integral com o ensino superior, não tendo tempo nem dinheiro para o ensino presencial. A falta de aceitação por parte do mercado de trabalho soma-se com a barreira do preconceito, dificultando na equidade dos indíviduos e colaborando para as discrepâncias sociais.

Portanto, é imprescindível que o MEC viabilize a disponibilização de materiais completos e programáticos para os alunos, de maneira que facilite o estudo individual, como apostilas e programas de ensino impressos. Além disso, a mídia como elemento persuasivo deve atuar em conjunto com o MEC, na disseminação de informações sobre o EAD, como propagandas, para propiciar a quebra de esteriótipos sobre o ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com