TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redução da Maioridade Penal: Solução ou Ilusão?

Por:   •  7/5/2015  •  Monografia  •  18.632 Palavras (75 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 75

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE/MS - UNIDADE I[pic 1]

CURSO DE DIREITO

RICARDO PEREIRA DOS SANTOS

RA: 2135012719

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: SOLUÇÃO OU ILUSÃO?

Campo Grande – MS

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE/MS - UNIDADE I[pic 2]

RICARDO PEREIRA DOS SANTOS

RA: 2135012719

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: SOLUÇÃO OU ILUSÃO?

Trabalho de Conclusão de Curso (TCCII) apresentado à banca do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande-MS, Unidade I, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Direito.

Orientadora: Professor Rodrigo Flávio Barboza da Silva.

Campo Grande – MS

2014

RICARDO PEREIRA DOS SANTOS

RA: 2135012719

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: SOLUÇÃO OU ILUSÃO?

Trabalho de Conclusão de Curso (TCCII) apresentado à banca examinadora do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande-MS, Unidade I, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Direito, obteve a nota ________, para aprovação.

Orientador: Professor Rodrigo Flávio Barboza da Silva.

 

___________________________________________

PROF. Orientador

___________________________________________

Membro da Banca

___________________________________________

Membro da Banca

Data da entrega: ___/___/____

Campo Grande – MS

2014

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha mãe Ereny por sempre me apoiar e me incentivar a buscar meus sonhos e conquistas.

Aos professores do Centro Universitário Anhanguera/MS- Unidade 1, por todo conhecimento compartilhado nesses anos de vida acadêmica.

AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente, a Deus por ter me abençoado em cada etapa da minha vida acadêmica e permitido que chegasse até esse momento tão magnífico.

Ao Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande-MS, Unidade I, por ceder o seu nome, o espaço e a oportunidade para o desenvolvimento deste trabalho, meus sinceros agradecimentos.

À minha mãe Ereny, aos meus irmãos Renato, Rogério e Roberta e minha namorada Alessandra por todo apoio, incentivo, ajuda e confiança depositada em mim.

Aos meus caros colegas de sala, por participarem da minha vida acadêmica, dos desafios, das conquistas, e terem me ajudado em vários momentos.

Aos professores do Centro Universitários Anhanguera de Campo Grande - MS, Unidade I, em especial o professor Rodrigo Flavio Barboza da Silva, por ter aceitado de bom grado me orientar, mesmo com tantas atividades como profissional advogado, professor acadêmico e na vida pessoal e pouco tempo para gerir.

Também, quero agradecer a empresa BT Call Center, empresa esta que faço parte há 7 anos, onde aprendi a ser um gestor formador de opinião e ideias me tornando um profissional qualificado graças o apoio, incentivo e oportunidades oferecidas pela mesma.

Aos programas Prouni e FIES do Ministério da Educação, por terem patrocinado e financiado meus estudos.

A todos esses meus sinceros agradecimentos e meu muito obrigado.


Mais do que em qualquer outra época, a humanidade está numa encruzilhada. Um caminho leva ao desespero absoluto. O outro, à total extinção. Vamos rezar para que tenhamos a sabedoria de saber escolher”.  (Woody Allen)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apontar se a redução da maioridade penal no Brasil seria uma solução ou ilusão para o constante aumento da criminalidade praticada por menores de idade penal, ou seja, menores de 18 (dezoito) anos, uma vez que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, derrubou a PEC 33/2012, por 11 votos a 8, que permitiria a aplicação de penas a jovens a partir dos 16 (dezesseis) anos de idade. Foram feitas análises históricas dos diferentes dispositivos legais que o país já adotou para o tratamento da imputabilidade penal ao logo dos anos. Além do tratamento dado pela atual Constituição de 1988, Código Penal de 1940 e da Lei especial instituída pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. O trabalho traz a luz princípios constitucionais e infraconstitucionais que servem de base para defesa e proteção aos menores, bem como, os tipos de critérios que são utilizados para aferição da imputabilidade.  É feita uma comparação com outros países que possuem a maioridade penal reduzida, juntamente com dados e índices da criminalidade praticada por menores de idade penal no Brasil por região. O trabalho foi construído através de pesquisa bibliográfica com análise de alguns doutrinadores, políticos entre outros que defendem ou não a redução no Brasil através de opiniões, pensamentos, conceitos e propostas a respeito do tema. Com isso, utilizou-se de diversas publicações como livros, artigos, trabalhos acadêmicos, dissertações, bem como artigos consultados da internet.  A partir dos estudos e análises dos posicionamentos favoráveis e os desfavoráveis a alteração da maioridade penal dos atuais 18 (dezoito) anos para uma faixa etária menor, fica bem claro que não existe unanimidade a respeito do tema, sendo assim, não podendo se falar em pacificação, uma vez que o assunto é gerador de grande polêmica no meio social, principalmente nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Sendo assim, conclui-se que a redução da maioridade penal seria uma solução em parte, visto que é necessária aplicação de outras medidas para conter o avanço da criminalidade praticada por jovens, pois somente está medida não alcançaria tal finalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (123.9 Kb)   pdf (808.9 Kb)   docx (504 Kb)  
Continuar por mais 74 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com