TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redução da maioridade penal

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROF. ALBERTO DEODATO

FACULDADES KENNEDY

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL

BELO HORIZONTE

2014

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL

Trabalho apresentado como pré-requisito da disciplina de Metodologia Científica do curso de graduação da Faculdade de Ciências Jurídicas Prof. Alberto Deodato – Faculdades Kennedy.

BELO HORIZONTE

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        4

3 HIPÓTESES        5

4 OBJETIVOS        7

5 REFERENCIAL TEÓRICO...        8

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12


1 INTRODUÇÃO

A sociedade sabe que a infância e a adolescência são etapas muito especiais na vida de um individuo onde o desenvolvimento das potencialidades humanas é mais intenso. Uma criança está assimilando uma noção de mundo, de sua inserção nele, de sua relação com as pessoas, isso continua na adolescência, que é também um período muito difícil, cheio de contradições e incertezas, em que são muito suscetíveis ao ambiente que os cerca e às relações que estabelecem.

Um período onde são definidos os rumos e quem será, por isso que é tão importante haver uma legislação especial para crianças e adolescentes, e é em resposta a esta necessidade nasceu o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, que diz que toda criança e todo adolescente têm direito à vida, à saúde, à educação, ao esporte, à alimentação, ao lazer, à cultura, à profissionalização, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária e que também é dever da sociedade toda garantir a efetivação destes direitos.

A redução da maioridade penal no Brasil envolve vários segmentos desde os sociais, jurídico, político e à sociedade, principalmente com relação a políticas públicas voltadas aos menores e a família destes. O sistema penitenciário também não se situa entre os melhores do mundo, a superlotação nos presídios e as precárias situações destes, dificulta a situação para a discussão da redução da maioridade penal. Mas apesar disso, uma boa parte da população almeja esta redução, acreditando ser uma das medidas a ser instituída para conter a criminalidade.

Um dos motivos que levam as crianças a cometerem crimes é a falta de estrutura familiar, de oportunidades, muitas vezes o pai ou a mãe é alcoólatra ou usuário de drogas e a criança cresce naquele ambiente. O presente trabalho objetiva discorrer acerca da redução da maioridade penal, tendo em vista o crescente índice de criminalidade envolvendo menores infratores, apresentando as medidas de prevenção e repressão e o que ocasiona a criminalidade infantil, levando o leitor a reflexão sobre o assunto.

2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

  • De que forma a redução da maioridade penal diminuiria a criminalidade?
  • Qual a posição do ordenamento jurídico brasileiro sobre a imputabilidade penal?
  • Quais as penalizações aplicadas para reduzir e prevenir a reincidência e a incidência da criminalidade infantil?

3 HIPÓTESES

Na nossa sociedade a criminalidade infantil é em grande parte motivada pela desigualdade e pobreza extremas, pela permanente insegurança, pela privação dos direitos garantidos por lei e pela falta de acesso a itens fundamentais: educação, saúde e alimentação, então reduzir a maioridade penal não resolve a situação, uma vez que crianças e adolescentes menores de 16 anos continuariam sendo submetidos a ambientes e situações hostis e desiguais, além de desumanas, de extrema pobreza e violência, criando assim um novo patamar para idade penal que seria 14 anos.

O posicionamento do ordenamento jurídico: a Constituição Federal/88 - artigo 60, § 4º inciso IV, colocou no patamar de cláusula pétrea os direitos (a responsabilização especial) e garantias individuais (a idade penal 18 anos) impedindo sua modificação ou abolição e os artigos 227 e 228 – declaram legislação especial de direitos e garantias fundamentais e que são penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial. O Código Penal - artigo 27 diz que menores de 18 anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – legislação especial) - Lei nº 8.069, artigo 104 diz que são penalmente inimputáveis e sujeitos às medidas previstas nesta lei os menores de dezoito anos e no artigo 121 condutas como crime ou contravenção penal são considerados atos infracionais sujeitos a internação ou regime de semiliberdade, ambos no tempo máximo de 3 anos.

As penalidades estão previstas no ECA - Lei nº 8.069 - artigo 112 a aplicação da medida socioeducativa tem como objetivo inibir a reincidência e sua finalidade é pedagógica-educativa: são advertência; obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade; além de internação em estabelecimento educacional; inserção em regime de semiliberdade e a liberdade assistida, internação: instituições socioeducativas para menores infratores. Prevenir a reincidência: Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa), Cidade dos Meninos de São Vicente de Paula, Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Centro de Recuperação de Menores Infratores, Centro de Internação do Adolescente, Fundação da Criança e do Adolescente do Pará etc - aulas de teatro, circo, dança, coral, fotografia, artes marciais, música, capoeira, pintura, além de treinamento para serem garçons e atendentes em restaurantes e lanchonetes, modalidades esportivas e vários cursos profissionalizantes, como informática, gráfica, eletricista, acabamento de móveis, consertos de eletrodomésticos, funilaria e mecânica. Prevenir a incidência: Escola Integrada, Escola Profissionalizante (ASPROM), Programa de Resistência Contra Drogas e Violência da Policia Militar/MG, programa Poupança Jovem do município de Neves/MG e Escola Aberta, Olericultura – UFMG (cultivo orgânico de hortaliças e plantas medicinais) dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com