TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Filme "12 homens e uma sentença"

Por:   •  5/5/2016  •  Dissertação  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Multivix Cariacica

Teoria Geral do Direito

Professor Bruno Gadelha Xavier

Ariel Prata Decoté

1º Período de Direito

Turma Z

Relatório

12 Homens e uma Sentença

O filme é sobre um julgamento pela parte dos doze jurados para inocentar ou criminalizar um jovem de dezoito anos. Depois de terem passado seis dias ouvindo testemunhas, o juiz e o advogado de defesa, os jurados agora teriam que decidir o futuro do réu, que supostamente teria matado o seu pai a facadas. Os jurados chegando na sala de julgamento, houve a primeira votação para decidir o destino do réu, de forma bem direta, sem terem nem sequer discutido acerca da sentença, o resultado da votação foi onze criminalizando e um inocentando. Com isso, começaram as discussões para obterem um resultado final.

Começando as discussões, percebemos aos poucos, que certa parte dos jurados eram bem arrogantes e ignorantes, outros eram irresponsáveis, não se comprometendo com a causa. Alguns estão pensando somente no seu bem-estar, e não estão se aprofundando no assunto tratado na sala. Porém, quando o oitavo jurado decide votar pela inocência do rapaz, o julgamento começa a ficar interessante, pois ele aborda as falas das testemunhas, criticando as mesmas, no final, para decidir pela última vez a sentença do réu, um senhor que na qual era o nono jurado, fez uma sinopse sobre uma mulher que testemunhou, sendo por esse o ultimo fato que consumou na decisão dos doze jurados de inocentar o jovem, que era o suposto criminoso.

O julgamento por parte de alguns jurados, eram desvalorativos, não sendo axiomáticos, decidiam diretamente, sendo que o que estava em jogo era a vida de um jovem. Podemos perceber também, que eles não estavam olhando os princípios de uma vida, mas sim as regras que foram impostas no crime. Eles não estavam se preocupando com o réu, julgando muitas vezes sem terem certezas e principalmente com injustiças.

Por fim, depois de tanto terem suado, depois de ter uma pesada chuva, depois de tanto sofrimento, o resultado saiu, e com certeza foi positivo. A vida não pode ser levada com uma simples decisão, até porque é uma vida, e sendo uma vida, não pode ser tirada com as injustiças de outros homens, poderia até usar o Direito Natural, falando que a vida está nas mãos de Deus, foi Ele que deu e Ele mesmo pode tirar, não cabe ao homem decidir tirar uma vida, seja quem for, não temos méritos para isso. O julgamento deve ser feito, mas com justiça e princípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com