TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Deuses, Governo e Povo em A Epopéia de Gilgamesh

Por:   •  13/3/2017  •  Dissertação  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

RELACÃO DEUSES, GOVERNO E POVO NO LIVRO A EPOPEIA DE GILGAMESH:

Gilgamesh, que foi criado pelos deuses, atribuindo a ele diversas qualidades, e que o fizeram dois terços Deus e um terço homem, comandava Uruk e o povo de Uruk, sempre com sua mãe, Ninsun, uma deusa menor, que era conhecida por sua sabedoria, ajudando nas traduções de seus sonhos, que era o momento em que os deuses falavam com ele. Logo, percebe-se a tamanha influência que os deuses tinham sobre ele e todo o povo da terra. Quando o povo não estava satisfeito com a forma de governar do Rei, eles suplicavam e faziam preces aos deuses, sua única possibilidade, visto que eles criaram aquele semideus. Quando os deuses desaprovavam as atitudes do filho de Ninsun, falavam em sonhos ao mesmo, ou mandavam algum tipo de aviso. E em um desses sonhos e aviso surge Enkidu, que foi criado semelhantemente a Gilgamesh, por Aruru, a deusa da criação, para que eles se enfrentem e deixem Uruk em paz.

No livro, em todas as partes, é frequente a intervenção dos deuses nas ações humanas. Com os mesmos comandando o céu e a terra, os mares, a floresta e o comportamento dos humanos, reprovando a ação do ser humano, manda o dilúvio, Enkidu matando um protetor da floresta, criado pelos deuses é amaldiçoado a morte.

A grande relação entre os três e que, os Deuses designam os governantes, os governantes usam seus poderes para organizar o povo, sempre com supervisão dos que lhe botaram naquele posto, os Deuses, e o povo, que segue o que ordena o Estado e consequentemente os Deuses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com