TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A natureza da Igreja: povo de Deus

Por:   •  26/8/2015  •  Resenha  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 5

SEMINARIO TEOLOGICO BATISTA GOIANO

“STBG”

TEOLOGIA SISTEMATICA III

A NATUREZA DA IGREJA: O OVO DE DEUS, O CORPO DE CRISTO E O TEMPLO DO ESPIRITO SANTO.

                                                  Trabalho apresentado pela obtenção de nota

                                                  Parcial da disciplina de Teologia Sistemática III

                                                  Do Curso de Bacharel em Teologia do Seminário

                                                  Teológico Batista Goiano. Pela exigência do

                                                  Professor: JOÃO DAMÁSIO.

                                                        GOIÃNIA

2015

ERICKSON, Millard J. INTRODUÇÃO A TEOLOGIA SISTEMATICA: A Natureza da Igreja-povo de Deus, corpo de Cristo e templo do Espirito Santo. São Paulo. Edição Vida Nova ,1997. P 439-444.

Erickson fala a respeito da natureza da igreja, examinando algumas figuras que Paulo usou, falando do povo de Deus, do corpo de Cristo e do templo do espirito santo. Ele esquadrinha e fala da composição do corpo e da interdependência dos membros do corpo; das qualidades que devem mostrar os membros e da submissão dos membros; da autoridade, liderança e soberania de Jesus Cristo sobre o corpo e todos os espíritos malignos que podem lutar contra o corpo e do trabalho do Espirito Santo no corpo.

1º O POVO DE DEUS:

Pela sua vontade e soberania divina, Deus escolheu o seu povo (2Co 6.16) e a igreja é constituída do povo de Deus, judeus e gentios, escravos e livres, circuncidados como não, etc. Desde a criação do mundo ao dia de hoje, em todos lugares da terra, povos de todas as nações, tribos e línguas da terra que creram antecipadamente em Jesus Cristo (antiga aliança no antigo testamento) e os crentes em Cristo da nova aliança(N.T). Erickson deixa isso claro que a igreja é o povo escolhido de Deus. (Ex. 15.13; Is 62.4; Jr 12.7-10; Rm 9.24-26, 2CO 3.3-18; Ef 5.25b-27, etc.)

2º O CORPO DE CRISTO.

O autor explica detalhadamente os diferentes significados da palavra corpo de Cristo.

  1. O corpo de Cristo como a Igreja.
  2. O corpo de Cristo como o centro de atividade de Cristo. (1Co 12.27).
  3. O corpo de Cristo como um grupo de crentes, com Cristo.

Analisando esses três aspectos, Erickson sublinha o seguinte:

1º Jesus Cristo é a Cabeça deste corpo. (Cl 1.18), os crentes como indivíduos são membros ou partes deste corpo e vivem ligados, em união uns aos outros, alimentados pela cabeça Jesus Cristo. (Cl 2.19); Jesus Cristo é o Governador do corpo (a igreja), tendo poder sobre os membros e todo principado e potestade (inimigo do corpo); Cristo é o Senhor do corpo que deve ser guiada e controlada por orientações e atividade do espirito santo.

2º O corpo é liderado por Jesus Cristo e tem uma ligação mútua entre todos os membros que a compõem. Todos membros do corpo estão ligados uns aos outros e a Cristo; sobretudo quando se trata de dons espirituais, existe uma interdependência entre os crentes. (1Co 12) e a mutualidade é importante entre os crentes, encorajando-se uns aos outros (Gl 6.2)

3º O corpo é caracterizado pela comunhão genuína, isso não significa meras relações sociais ou relações sociais mecânicas cheias de falsidade mas sim um sentimento de intimidade e compreensão mútua independente de circunstancias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (134 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com