TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Replica internação compulsoria

Por:   •  16/8/2016  •  Tese  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  4.008 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA   VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE OLÍMPIA –SP

Processo: 1000363-46.2014.8.26.0400

ARMANDO FLORENTINO DA SILVA, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, que move em desfavor da FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E OUTRO, também qualificadas, por intermédio do seu advogado dativo que esta subscreve, vem, sempre respeitosamente á presença de Vossa Excelência, apresentar a sua

RÉPLICA

À contestação, ofertada pela Fazenda Pública do Estado de São Paulo, o que faz nos seguintes termos.

-I- DAS PRELIMINARES ARGUIDAS NA CONTESTAÇÃO

-I.1- DA ILEGITIMIDADE PASSIVA AD CAUSAM

  1. A preliminar de ilegitimidade passiva aventada pela Fazenda de São Paulo não vinga. Isto, em razão do art. 23, II, da Carta Constitucional da República, que diz que a obrigação de cuidar da saúde é comum entre a União, Estados e Municípios, in verbis:

Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

[...]

II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;

  1. Desse norte, extrai-se que os três entes federativos são devedores solidários da obrigação de prestar saúde. Nesse diapasão o credor pode optar a quem acionar, nos moldes dos artigos 265 e seguintes do novel Código Civil.  Sobre solidariedade passiva Ruy Stoco [1] faz a seguinte observação:

 

"Em face da solidariedade passiva, a vítima do dano não está obrigada a acionar este ou aquele credor. É obvia a vantagem que isto representa para ela, que, podendo escolher a quem demandar, naturalmente se dirigirá contra quem ofereça melhores probabilidades de satisfazer o dano."

Vejamos a jurisprudência do E.TJ/SP[2]:

“Agravo de Instrumento - Prestação de serviço público - Internação compulsória e tratamento médico psiquiátrico para dependente químico (F19.2) - Decisão mantida - Configurada responsabilidade do Estado - Direito fundamental à vida e à saúde que deve ser resguardado. Recurso desprovido.

  1. Nesta esteira, conclui-se, portanto, que a preliminar de ilegitimidade passiva arguida, resta afastada.

-III- NO MÉRITO

  1.  Nas questões de fundo, diz a requerida que o autor não comprovou a necessidade da internação. Ora Excelência, permisa vênia, a nos parece que a requerida não se atentou para os documentos encartados nos autos. O documento acostado as fls. 17/18, é totalmente capaz de provar a real necessidade da internação do requerido Josenildo.

  1. No restante da longa e desnecessária peça contestatória, a requerida usa e abusa do vernáculo sem nada a provar. Em nenhum momento, a mesma trouxe qualquer verossimilhança de fato ou direito que fosse capaz de eximir a sua obrigação.
  1. A verdade é uma só. A ré não se incumbiu de fazer o que era seu mister, ou seja, trazer aos autos fatos extintivos, modificativos ou extintivos do direito do autor, nos termos do art. 33, II, do CPC.
  1. Destarte, por tudo o que aqui foi explanado e mais os argumentos que alicerçam a exordial, a procedência do pedido é medida de rigor.

-III- DO JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE 

  1. Nos termos, do art. 330, I, da Legislação Civil Adjetiva, nota-se que as questões de fato, já foram provadas por documentos, assim desnecessária a realização de audiência de instrução, devendo a lide ser julgada antecipadamente.

-IV- DOS PEDIDOS E REQUERIMENTOS

Ex positis, respeitosa e recatadamente requer-se:

  • A total procedência do pedido, nos termos da petição inicial e o julgamento antecipado do feito;

  • Outrossim, tratando-se o procurador do requerente de advogado nomeado pela OAB/SP nos termos Convênio firmado para com a DFPESP, seja ao final expedida a competente certidão de honorários.

Nestes termos,

Pede deferimento.

Olímpia, 09 de Janeiro de 2.015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com