TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Luta Pelo Direito

Por:   •  17/4/2023  •  Resenha  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO A LUTA PELO DIREITO

        Nós sabemos que o Direito nasce com a gente, mas nós sabemos quais são os nossos direitos? O direito tem seus dois lados, o lado que já existe como regra dos Estados, com os princípios jurídicos... O direito nunca será uma ciência exata, sempre existirá seus lados. O outro lado, o direito subjetivo, é o que entendemos como algo mais abstrato na vida.

        Ao decorrer de nossas vidas, enfrentamos situações diversas, para garantir  cada vez mais os nossos direitos. E eis que surge, a luta pelo direito... Mas e ai, a luta pelo direito? Por que colocar “luta” em uma frase, já que carrega um peso tão grande ao falar? Ao lutar pelo direito, o nosso resultado que esperamos, é a paz! Paz seria um termo do direito, e a luta o meio de obter os dois, ou seja, jamais podemos separar o´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´s 3!

        Em sua obra, Ihering identifica que a batalha não é entre a lei e a injustiça, e sim, que a lei deve combater todas as formas de injustiça. Ihering acredita firmemente que se o direito se abstivesse dessa luta, isso equivaleria a renunciar á sua própria natureza e caráter essencial. Segundo o jurista, o verdadeiro valor dos direitos de uma pessoa não esta na sua conquista sem esforço, mas na luta e no sacrifício necessários para conquista-los. Esse tipo de propriedade duramente conquistada cria um vínculo autêntico e inquebrável com a existência de alguém. Traçando um paralelo entre essa filosofia e o amor de uma mãe pelo seu filho, o escritor destaca a natureza duradoura desse vínculo e a disposição de suportar  o sofrimento e a dor por causa deles. Esse vínculo serve como uma garantia de que a justiça prevalecerá e os direitos duramente conquistados não serão retirados. Como o escritor questiona com razão, quem poderia despojar um povo de suas instituições e direitos duramente conquistados, obtidos a custa de seu próprio sangue? Sem a luta, sem direito. ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

A importância da lei torna-se mais pronunciada na sociedade quando a violação de direitos ameaça a própria existência, seja como pessoa física ou jurídica. Segundo Ihering, o verdadeiro conhecimento da lei vem da vivência da angústia da justiça. Ele acreditava que o valor da lei vai além do interesse próprio e promove uma conexão pessoal entre a lei e seu requerente. Um idealista  de coração, ele defendeu uma ordem moral que transcende o materialismo grosseiro e em vez disso, sustenta a personalidade individual, o organismo moral , a honra e o ser de cada pessoa.

        Existem dois princípios fundamentais que nos orientam na luta pela justiça. Em primeiro lugar, é nosso dever como indivíduos defender nossos próprios direitos e interesses legais. Em segundo lugar, ao fazê-lo, contribuímos para defender os valores sociais e as leis que os regem. Ihering destaca a importância de lutar pela justiça legal, pois em ultima analise, beneficia o bem maior.  A justiça permanece como um conceito subjetivo que difere de pessoa para pessoa, aparente por meio de ações individuais tomadas quando injustiçadas. Diante da violação de seus direitos, deve-se ponderar a decisão de lutar pela restituição ou resignar-se à inação. Tal escolha depende das circunstâncias únicas do individuo em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com