TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Documentário "Minimalism: a documentary about the important things"

Por:   •  10/11/2020  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica do Paraná[pic 1]

CURSO DE DIREITO– 7° PERÍODO, DIURNO, TURMA U

        

CAIO RIBEIRO PACHECO

Resenha Crítica do Documentário "Minimalism: a documentary about the important things"

CURITIBA, OUTUBRO DE 2019

O documentário “Minimalismo: Um Documentário Sobre Coisas Importantes”, é dirigido por Matt D’Avella e tem como principais focos o modo minimalista de se viver e a crítica a nossa sociedade atual, que passou de uma sociedade de consumo, aquela em que as pessoas adquirem o essencial para a sobrevivência, o que realmente é necessário para o indivíduo, o que se está faltando para ele, para uma sociedade consumista, onde se consome em excesso, nos transformando em seres que quanto mais compram, mais insatisfeitos ficamos, pois a cada curto período de tempo de tempo, queremos trocar nossas coisas por modelos mais novos, ficando em um ciclo vicioso e sem nos perguntarmos se realmente precisamos daquilo que estamos adquirindo, ou seja, adquire-se sem ter necessidade de tal coisa.

O minimalismo citado no documentário por Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus é definido como sendo “um resgate àquilo que realmente importa”, ou seja, não quer dizer que quando menos coisas você tiver, será melhor, mas sim o de você saber identificar na sua vida aquilo que realmente é importante, fazer uma auto crítica e se cercas de coisas, amigos, sentimentos e relações que realmente são importantes para uma pessoa, e não em se encher de coisas que não tem “valor” nenhum para preencher seu vazio.

O contexto vivido no documentário é o norte americano, onde tenta-se aplicar o conceito de minimalismo em uma sociedade conhecida como a mãe do capitalismo, onde o consumismo está enraizado desde as origens, e o lema de quanto mais consumir, mais ganhar dinheiro e mais coisas você tiver, melhor.

Joshua nos faz indagar em uma parte do documentário sobre como consumir de maneira adequada, onde ele falando que devemos sempre nos perguntar pelo menos três coisas quando formos comprar algo, que seria: “Eu preciso disso? Tenho algum propósito para comprar isso? Isso que irei comprar, me traz alegria?”. Com isso, devemos ser honestos na hora de responder essas perguntas e dependendo da nossa resposta, chegaremos à conclusão se isso realmente é necessário para gente.

Esse documentário é muito impactante, pois nos ajuda a abrir os olhos para a realidade, para pensarmos um pouco na nossa relação de consumo. Temos o dever de evitar consumir as coisas por impulsividade de nossos hábitos, e se realmente precisamos ficar trocando de celular a cada lançamento de um modelo novo, comprar sapatos em excesso, sendo que não precisamos de tantos, roupas em excesso, e por aí vai. Pois tudo que compramos, uma hora irá virar lixo, e o nosso planeta não está mais suportando o tanto de lixo que estamos produzindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com