TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro O Que É Direito - Roberto Lyra

Por:   •  25/4/2023  •  Resenha  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

             

ATIVIDADE 1

RESENHA

1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA:

LYRA FILHO, Roberto. O que é Direito. São Paulo: Brasiliense, 2008.

2. APRESENTAÇÃO DA OBRA:

  Roberto Lyra Filho o autor da obra “O que é Direito” foi um jurista e escritor brasileiro.

Em sua obra que foi publicada em 2006, é dividida em cinco partes: Direito e lei, ideologias jurídicas, principais modelos de ideologias jurídicas, sociologia e direito, dialética social do direito. Ele realiza durante todo o livro analises criticas e reflexiva do Direito em sua base social e histórica, e como a classe dominante tem força e poder para suprimir e oprimir as classes inferiores.  

3. RESUMO:

   A lei sempre emana do Estado e permanece, em última análise, ligada à classe
dominante, pois o Estado, como sistema de órgãos que regem a sociedade politicamente
organizada, fica sob o controle daqueles que comandam o processo econômico, na qualidade de proprietários dos meios de produção. Dessa forma, a legislação abrange, sempre, em maior ou menor grau, o Direito e Antidireito: isto é, Direito propriamente dito, reto e correto, e negação do Direito, entortado pelos interesses classísticos e caprichos continuístas do poder estabelecido.

   A identificação entre Direito e lei pertence, aliás, ao repertório ideológico do Estado, pois na sua posição privilegiada ele desejaria convencer-nos de que cessaram as contradições, que o poder atende ao povo em geral e tudo o que vem dali é imaculadamente jurídico, não havendo Direito a procurar além ou acima das leis. Entretanto, o Direito autêntico e global não pode ser isolado em campos de concentração legislativa, pois indica os princípios e normas libertadores, considerando a lei um simples acidente no processo jurídico, e que pode, ou não, transportar as melhores conquistas. Assim, se o Direito é reduzido à pura legalidade, já representa a dominação ilegítima, por força desta mesma suposta identidade; e este “Direito” passa, então, das normas estatais, para duma pseudociência, que os juristas conservadores, não à toa, chamam de “dogmática”.

    O direito também tem suas ideologias jurídicas situam-se entre o direito natural e o direito positivo, correspondendo às concepções jurisnaturalista (como ordem justa) e positivista (Direito como ordem estabelecida). Contudo, as ideologias jurídicas são filosofia corrompida, infestada de crenças falsas e falsificada consciência do que é jurídico, pela intromissão de produtos forjados pelos dominadores.

    Deste modo, o Direito aparece tão-só como forma de controle social, ligado à organização do poder
classístico, que tanto pode exprimir-se através das leis, como desprezá-las, rasgar constituições, derrubar titulares e órgãos do Estado legal, tomando diretamente as rédeas do poder”. Então, para conservar aquele mito da “neutralidade”, afirma que o Direito é apenas uma técnica de organizar a força do poder.

 Portanto, o Direito não é uma “coisa” fixa parada, definitiva e eterna, mas um processo de libertação permanente, pois o Direito não “é”; ele “vem a ser”, que se enriquece nos movimentos de libertação das classes e grupos ascendentes e que definha nas explorações e opressões que o contra-dizem, mas de cujas próprias contradições brotarão as novas conquistas.

4. CONCLUSÃO:

   A obra “o que é direito” de Roberto Lyra Filho é interessante, pois trás consigo uma questão do Direito de forma critica e reflexiva, que aborda questões históricas e sociais. No livro, são citados vários sociólogos e filósofos como Imre Szabó ou Zoltán Péteri, Ernst Bloch, Michel Miaille, Karl Marxs, Friedrich Engels, e vários outros... Ao citar tais personagens reforça o que se quer dizer, e enriquece o livro. Sua principal pauta é defendendo a idéia que o direito seria um instrumento de dominação da classe burguesa em relação às outras classes sociais inferiores existentes. Se analisar bem desde o momento em que estamos, até os primórdios da vida em sociedade, percebe-se que aquele que tem mais “poder” consegue manipular ou até mesmo dominar nem que sejam parcialmente os mais “fracos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (147.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com