TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Maquiavel O Principe

Por:   •  28/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Referência bibliográfica

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. CL EDIJUR – Leme/SP. 3° edição, 2° tiragem. Edição 2016. 128 páginas.

Informações sobre o autor

Nascido em 03 de Maio de 1469, na cidade de Florença na Itália. Filho de pais pobres, Maquiavel desde cedo se interessou pelos estudos. Ficou famoso na época do Renascimento pelo seu conhecimento e atuação nas mais diversas áreas como: historiador, diplomata, poeta, músico, filósofo e político italiano. Viveu durante o governo de Lourenço de Médici. Sua educação, porém, foi fraca quando comparada com a de outros humanistas, devido aos poucos recursos de sua família. Nicolau morreu aos 58 anos de idade em Florença, no dia 21 de junho de 1527.

Suas maiores obras foram: “O Príncipe”, “Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio“, “A Arte da Guerra” e “As Comédias”.

Introdução

Em O Príncipe, Maquiavel escreve sobre a gestão nos Principados, do comportamento e formas de manter-se a frente do povo e dos subordinados. Baseado em sua experiência e conhecimento ele cria esse manual político das formas de governo naquela época, porem com um pensamento político bastante avançado e intelectual.

Resenha

Maquiavel quando teve a ideia de escrever o livro, estava a pensar como presentear o Príncipe de uma maneira a impressiona-lo, tendo em vista que este sempre recebia os mesmos tipos de presentes.

Desta forma e com esse intuito Maquiavel resolveu presentear o Príncipe com um livro onde expõe seu conhecimento e experiência, explicando ao presenteado como deveria ser o funcionamento dos principados, como mantê-los, a sua organização, o comportamento e conduta do príncipe, etc.

O autor aborda de maneira bastante detalhada cada tema por ele elaborado, podemos notar que este segue uma sequência logica na ordem política de como se desenvolvem os governos. Fazendo uso de sua elevada erudição, o autor discorre detalhes de como deveria ser a gestão por ele exposta em cada capítulo.

Através da leitura do livro podemos notar que Nicolau divide seu pensamento em partes diferentes, logo a seguir iremos discorrer brevemente sobre cada uma.

Nos capítulos iniciais de sua obra, podemos perceber que o autor trata dos principados, das suas formas, tipos e como são adquiridos. Nesse momento estamos conhecendo esses principados e descobrindo sob que condições e situações conquistaram tal patente.

Após termos conhecimento de como adquirir, devemos ter consciência de que precisamos nos proteger e planejar formas de manter nossa conquista, essa segunda parte nos relata estrategicamente as formas de nos defendermos através das forças militares que empregamos.

O príncipe não mantem sua conquista somente através das forças bélicas que emprega, necessita que tenha um equilíbrio em suas atitudes, a sua pessoa será reconhecida através de suas ações e decisões, levando em consideração as circunstancias, suas as decisões podem causar manifestações pró ou contra o seu governo.

Podemos notar que, em seus conselhos finais, o autor se prende na arte da manipulação, persuasão, convencimento e ensina o gestor como se relacionar de modo a conquistar a afinidade de todos, porém sempre desconfiando até mesmo de quem diz ser leal a sua pessoa.

Nas suas explanações finais, Maquiavel faz referencia a libertação da Itália, manifestando um pedido a família real para que tomem providencias contra o domínio dos bárbaros na Itália.

Conclusão

Após leitura do livro, podemos notar o alto conhecimento do autor com relação ao tema abordado, pois este escreve de maneira rica e detalhada sobre os assuntos apreciados. Notamos que a leitura da obra enobrece grandiosamente seus leitores, trata-se de um livro de quase quinhentos anos, que nos trás e proporciona ensinamentos para os dias atuais, porém vale citar que se trata de uma obra de entendimento complexo e de uma leitura cansativa por apresentar uma dinâmica pouco interessante de se desenvolver.

Recomendações

A obra é indicada para os calouros de Direito 2017/2 e todos que apreciam estratégia política e gestão.

Resenhista

Keison S. de S. Sabino

DIREITO – UNIC PANTANAL

1° Semestre Matutino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com