TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Principe

Pesquisas Acadêmicas: Resenha O Principe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO DA QUALIDADE

ETAPA 1

Esta atividade, ad ser realizada em grupo, é importante para que você entenda os conceitos fundamentais da Gestão da Qualidade.

Para realizá-la devem ser seguidos os seguintes passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Leia atentamente o Capítulo 1"Gestão da Qualidade" do Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS).

Sugestão

Pode-se dividir entre os componentes do grupo a responsabilidade de leitura e de elaboração de resumos parciais, gerando debate após a leitura, para que todos possam compreender o que está sendo solicitado.

Nota

O grupo terá autonomia para acrescentar informações de sites a seu critério, desde que estes sejam confiáveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponível no AVA, que apresenta uma série de referências bibliográficas e não se esqueça de anotá-las.

O capítulo 1 do livro "Gestão da Qualidade" Academia Person Education

Responder às questões apresentadas a seguir, com base no capítulo do livro lido, justificando as respostas.do Brasil, São Paulo 2011, O leitor tem acesso às regulamentações da área e a seus principais conceitos - como gestao da qualidade total. conceitos de qualidade por setores e processos de melhoria contínua, contemplando assim, o lado tanto conceitual quanto prático do tema.

O capítulo 1 aborda as seguintes questões de "Gestão da Qualidade - Definição e Conceitos

1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

A palavra qualidade faz parte do vocabulário de quase todas as pessoas. Ao adquirir qualquer objeto verifica se o material é de qualidade, se as especificações estão de acordo com as normas, esta qualidade está associada a satisfação pessoal ou coletiva, além do mais a qualidade está ligada diretamente a três importantes fatores:

• redução de custos;

• aumento de produtividade;

• satisfação do cliente.

2. O que é Gestão da Qualidade e como foi a sua evolução?

De acordo com Philip B, Crosby "A Gestão da Qualidade" é um meio sistemático de garantir que as atividades organizadas aconteçam segundo modelo planejado. Como disciplina organizacional e gerencial diz respeito à prevenção de problemas, criando as atitudes e controles que possibilitem a prevenção. Quanto a evolução da qualidade acontece desde que o homem em vez de usar moeda fazia trocas e seguindo na linha do tempo chega-se à Revolução Industrial onde a qualidade dos produtos ficou mais patente com a grande indústria e a concorrência até os dias atuais com os institutos de qualificação com a certificação, exemplo do ISO 9000,

3. Quais foram os principais "gurus" da Qualidade? E quais as suas contribuições para o entendimento do tema?

No decorrer do século XX, diversas foram as concepções e as teorias acerca da qualidade, especialmente nos Estados Unidos e no Japão, os dois países que mais se destacaram nos estudos e nas explicações do tema com grandes pesquisadores e autores relacionados ao tema os chamados "gurus da qualidade".

1. ?W. Edward Deming - Estados Unidos,

2. Joseph M. Juran - Romeno

3. Philip Crosby - Estados Unidos

4. Armand V. Feigenbaum - Estados Unidos

5. Kaoru Ishikawa - Japão

6. Genichi Taguchi - Japão

7, Vicente Falconi Campos - Brasil

A contribuição de cada teórico continua de grande importância para o mercado e também para o consumidor que após ao longo do tempo aprender a exigir qualidade em todos os produtos consumidos ou adquidos. Outra grande contribuição dos teóricos é a concordância que só a qualidade garante a competitividade. como os mercados mostram-se cada vez mais competitivos, não há muitas saídas para as empresas, a não ser manter uma qualidade para não perder mercado e investirem mais e mais no quesito Gestão da Qualidade Total.

4. Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar.

1. Foco no cliente; 2. Liderança; Envolvimento de pessoas; Abordagem de processo; Abordagem sistêmica para a gestão; Melhoria contínua; Abordagem factual para a tomada de decisões; benefício mútuo as relações com os fornecedores,

Passo 3 (Equipe)

1. Reunir em equipe, após a obtenção das respostas, para discutir sobre a atividade.

2. Organizar todas as informações, elaborar um relatório parcial, salvar o arquivo e reservá-lo para compor o relatório final.

ETAPA 2

Esta atividade a ser realizada em grupo, é importante para que você e entenda o que é a Gestão da Qualidade Total.

PASSOS

Passo 1. (Equipe)

Ler atentamente o Capítulo 2: "Gestão da Qualidade Total - TQM (Total Quality Management)" do Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS).

Nota

O grupo terá autonomia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com