TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Livro: O Que é Direito

Por:   •  6/3/2017  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha sobre o livro: O que é Direito. 1

FILHO, Roberto Lyra. O que é Direito? . São Paulo: Ática, 1982.

Michely Bianca dos Santos Fiel. 2

Direito e Lei

O autor enfatiza a ideia equivocada de que Direito e lei estão intimamente ligados, simplesmente pelo fato de que na língua inglesa esses termos “Direito e lei” correspondem ao mesmo significado, por isso têm se a ideia a partir do senso comum, de que falando dos termos acima, um não vive sem o outro.

Filho aborda a concepção de que a lei emana do estado, para tanto, esta surgiu inicialmente com a necessidade de se organizar a sociedade criando por exemplo regras para o bom convívio social.

Enquanto que o Direito, pelo entendimento do autor não se trata de um termo fácil de se conceituar, pois vai muito alé da ideia de lei, pois é algo mais amplo e que envolve padrões morais, sociais e politicos. Além de ser a base de toda sociedade.

Com o final deste primeiro capitulo, temos a ideia de subjetividade e novamente não é entendido o que de fato vem a ser o Direito.

Ideologias Jurídicas

O autor apresenta a ideia de possiveis ideologias ligadas a temática classificadas em três grandes grupos: Ideologia como crença, ideologia como falsa consciência e ideologia como instituição.

A primeira, não está ligada unicamente a religião, mas sim ao conjunto de idéias que o ser humano adquiriu durante a sua vida, podendo sim estar dentre estas idéias as religiosas. A segunda refere-se às evidencias que nos levam a desacreditar no que nos foi dito ou apresentado. A terceira é aquela estabelecida, por exemplo, pelos estatutos e legislações, onde, por um dito consenso geral, são impostas regras, que não precisam ser necessariamente as leis, e exigido o seguimento do que foi imposto.

As Principais Ideologias Jurídicas

Aqui o autor começa falando do Direito Positivista e do Direito Jurisnaturalista.

 Pois bem, o Direito Positivista define-se pela ideia do cumprimento leal da lei, oq eu está expresso nela, ou seja, positivado na lei. Para o positivista a ordem é a justiça. Pela contramão temos o Direito Jurisnaturalista que defende os direitos naturais (de direitos que pertencem aos indivíduos independentemente do status que ocupam na sociedade em que vivem). Este por sua vez subdivide-se em:

  • Natural Cosmológico que surgiu e se evoluiu paralelamente ao homem;
  • Teológico, baseado nos princípios religiosos;
  • Natural Antropológico, relativo às culturas.

Sociologia e Direito

De acordo com Roberto Lyra Filho, para se chegar ao fundamento do Direito é necesário primeiro compreender a Sociedade do Direito, além de se realizar uma abordagem jurídica da Sociologia, dessa forma, têm se a Sociologia do Direito e a Sociologia jurídica.

A primeira estuda a base social de um direito específico, é a sociologia do direito que reflete a realidade da social. Já a segunda seria o exame do Direito em geral, definido por meio do Direito de como ele coordena as mudanças sociais que ocorrrem na sociedade, basicamente por meio das normas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com