TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro: Estado Plurinacional e Direito Internacional

Por:   •  27/10/2018  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

No capítulo 4 vemos o Sistema Plurijurídico. No início do capítulo vemos o conceito de modernidade, e como está presente na construção do Estado moderno e todas as instituições que nos acompanham. No Estado Moderno, mesmo que os indivíduos pareçam ter escolhas no decorrer da vida, vemos que estas já são de certa forma uniformizadas, e por isso limitadas. A diversidade existente é como a presente num parque de diversões da Flórida, onde tem-se a possibilidade de comer pratos de diversos países, e o que é o mais interessante é que todos possuem basicamente o mesmo tempero(o que mostra a uniformização).

Outra questão abordada é que a história da modernidade durante todos esses anos, mostra que há a total impossibilidade existencial e de sobrevivência do regime capitalista por muito tempo, sem o apoio do Estado. A força ideológica atua nesse quesito, pois durante a crise de 2008, se não houvesse a ajuda financeira dos recursos públicos, o capitalismo não resistiria. A mídia e o governo, responsabilizaram os serviços direcionados ao bem estar da população como os culpados pela crise.

Na uniformização do Estado, houve uma grande imposição religiosa e étnica, permitindo a permanente reprodução do sistema hegemônico. A partir dessa construção, é necessário definir as condições para que esta sociedade hegemônica se reproduza. Assim, são fornecidas todas as matérias primas para manter o sistema. Além disso, no sistema capitalista, é feito o uso do trabalho que ideologicamente é nomeado de "trabalho livre". Esse trabalho, feito pela mão de obra humana, precisa de trabalhadores especializados e competentes para atender a demanda, e garantir o completo funcionamento do sistema. O último aparato desse sistema são os órgãos que vão receber os que não se adequaram e resistem à submissão. Para isso foram criados a polícia, o direito, o sistema judicial, penitenciárias e até mesmo manicômios.

A formação do Estado Moderno, ocorre com o começo do século XV, depois de vários conflitos internos, onde o poder do Rei era maior que os dos senhores feudais. Nessa parte da história, surge um grande problema: o Rei não seria reconhecido se este se identificasse particularmente com um grupo étnico. Com isso, é dever do Estado criar uma nacionalidade, ou seja, um agregado de princípios de identificação, transpondo as identificações e nacionalidades já existentes. Desta forma, a formação do Estado Moderno, acontece na base de muita intolerância religiosa, cultural, e com recusa à multiplicidade que por ideologia estariam fora dos padrões unificadores.

No pós Segunda Guerra Mundial, a Europa sofreu com um aumento da população, após o grande fluxo migratório, pois precisava de mão de obra barata para a reconstrução. Assim, a mão de obra ficou em maior oferta do que as vagas disponíveis para o trabalho. A taxa de desemprego aumentou, e a solução encontrada foi o fechamento das divisas externas. Estes trabalhadores que eram bem vindos à Europa no pós Guerra, agora já eram vistos como figuras indesejáveis ao Estado Europeu, sendo até mesmo denominados como os culpados pela crise econômica da época.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com