TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro: Descasos

Por:   •  10/6/2018  •  Resenha  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC

Centro de Ciências Jurídicas Aplicadas – CCJA

Coordenação do Curso de Direito

Isabela da Silva Gomes

Resenha sobre o livro Descasos

Rio Branco

2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC

Centro de Ciências Jurídicas Aplicadas – CCJA

Coordenação do Curso de Direito

Isabela da Silva Gomes

Resenha sobre o livro Descasos – Uma advogada às voltas com o direito dos excluídos

[pic 2]

Rio Branco

2018

Sobre o livro:

   No livro Descasos a advogada Alexandra Szafir nos desafia a refletir sobre as falhas do sistema jurídico brasileiro como um todo, desde a atuação das pessoas que nele trabalham até os problemas daquilo que chamamos Justiça.

   O livro é constituído por capítulos que retratam brevemente experiências da autora como advogada de defesa, principalmente defendendo pessoas que não obtiveram uma defesa adequada, sempre deixando no ar que ela não era uma heroína, e sim, uma atuante do direito que procura justiça de um modo que não é comum aos demais.

   A maioria dos livros sobre direito contêm uma linguagem mais elaborada e difícil de ser acompanhada por quem não é da área, mas Descasos tem uma linguagem compreensível às pessoas que não tem uma noção aprofundada do direito sem deixar de penetrar no foco da questão. A autora satiriza os problemas relatados como forma de expressão da indignação sentida por ela nas situações com que se deparou ao longo da carreira, com razão, pois estes (des)casos são repugnantes, para não dizer repulsivos.

   As histórias relatadas no livro são da região de São Paulo, porém (des)casos semelhantes ocorrem em toda a extensão territorial do país. Essas histórias são exemplos de falhas processuais, abusos de poder, tortura da polícia judiciária, além da sociologia e simbologia do poder que age em torno da maioria dos magistrados.

   No livro podemos identificar três fatores que predominam nos relatos dos casos: as vítimas, que em sua maioria são negras, pobres e de periferia, são excluídas da sociedade; a falta de interesse dos profissionais públicos que as representaram; e má vontade, ou mesmo falta dela, por parte da burocracia judiciária.

    O livro enfatiza o preconceito presente no sistema contra pessoas pobres, negras e de bairros periféricos, expondo a falta de assistência do direito à essas pessoas. Citando prisões arbitrárias e vingativas e certas violações dos direitos humanos.

    Além desses fatos, o livro nos alude ao fato de que as vítimas não conhecem nem entendem as situações que enfrentam e seus defensores que supostamente deveriam ajudá-los não o fazem, tais situações não aconteceriam se os advogados fizessem corretamente seu trabalho, já que eles perdem prazos de ações importantes para o caso dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (299 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com