TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha maioridade penal

Por:   •  28/10/2016  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 2

Falta de investimento ou fuga do problema?

Atualmente hoje no Brasil, vemos muitos e diversos crimes cometidos por menores de idade e não serem punidos como deveriam, esses crimes vem cada vez mais aumentando seu grau, e mesmo assim esses jovens acabam voltando às ruas e para cometerem novos crimes. Muitas pessoas pensam que a redução da maioridade penal para 16 ( dezesseis ) anos de idade irá resolver todos esses problemas, porém essa questão da maioridade penal é bem mais ampla do que nós imaginamos, não atingiria os meninos com 10 a 14 anos que isso já é uma realidade vista nas ruas.

Temos que analisar melhor os dois lado dos crimes que estes “ Pequenos Infratores “ pois muitos desses jovens vêm de famílias desestruturadas e muito pobres, sem recurso algum, sem apoio e incentivo do governo. Estamos falando de jovens que não tiverem acesso à educação, e aos demais serviços públicos oferecidos. O estado também tem sua obrigação de tomar medidas antes de aceitarem a redução, tem que ser feito um grande investimento na infância e na juventude.

O investimento deve ser feito, estudado, planejado e colocado em ordem além de não ser um problema fácil de ser resolvido, pois diz respeito a causas profundas geradoras da criminalidade juvenil, cuja solução definitiva exigiria um modelo de sociedade calcado em referenciais econômicos, sociais e culturais mais compatíveis com o objetivo visado: a extirpação das raízes geradoras da violência perpetrada por menores, e da produzida contra eles. Reduzir a maioridade é mascarar o fato de que o Estado tem que investir nos jovens “ pequenos infratores “, As instituições deveriam aceitar esses jovens a fim de reabilitá-los para o convívio da sociedade, e não cumprem o seu papel.

Então antes de qualquer decisão bruta o estado tem o dever de investir na reabilitação desses jovens, estudar os resultados com todo o apoio de profissionais qualificados para cada área específica para enxergar uma solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com