TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha referente à legislação e direitos da pessoa surda e sua cultura.

Por:   •  18/11/2022  •  Resenha  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha referente à legislação e direitos da pessoa surda e sua cultura.

Belém – pa

Trabalho: a legislação referente aos direitos da pessoa surda.

Dentro da legislação existem leis voltadas para o asseguramento dos direitos da pessoa surda, e que são compostos por algumas leis, a lei, LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), aonde é composto por direitos e deveres e princípios norteadores da educação brasileira, em seus artigos, e nela está descrito âmbitos gerais que norteiam pessoas ouvintes e surdas. Outra lei é a lei de acessibilidade: nº 10.098/00, que assegura a acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiência, e assegura normas de proteção e acesso em intuições públicas, para a pessoa surda as barreiras comunicativas, assim oferecendo mecanismos e alternativas técnicas. Outra Lei 10.436/02 – LEI DE LIBRAS

Outras leis e decretos que vão desenvolvendo e se atualizando na legislação, Visam Defender a pessoa surda e proteger e tonar comum o uso da língua de sinais que está além de significar uma autossuficiência e o direito de pertencer a um mundo particular.  Corrobora também a proteção das características da humanidade para ser considerado homem, como a linguagem.

a linguagem como sistema linguístico não é apenas o instrumento para a comunicação humana, mas também constitui um fato de natureza social. Além disso, a língua constitui o elemento aglutinador ou a malha linguística em que se entrelaça a cultura de um povo.

Aprender uma língua nos define como parte de um grupo; portanto, aprender nossa língua materna envolve uma série de variáveis ​​culturais, sociais e linguísticas que influenciam nossa percepção do mundo, nossa maneira de pensar e a maneira como vivemos o presente e reconstruímos o passado e imaginamos o futuro.

A língua de sinais, como qualquer outra língua natural, possui uma estrutura própria caracterizada por aspectos de natureza visual-gestual que evidenciam uma determinada formulação do mundo. Os surdos falam com as mãos, nominalizam o mundo com os signos de sua língua. Enquanto isso, a língua de sinais é assumida como:

Um código que cumpre todas as funções que as línguas orais cumprem nas comunidades de escuta. As línguas de sinais são as línguas naturais dos surdos. Esses sistemas são adquiridos naturalmente, e também permitem que seus usuários desenvolvam espontaneamente o pensamento e cumpram as funções comunicativas de um conglomerado social

Um ponto é que maioria dos Surdos não domina a linguagem oral, eles têm sido tradicionalmente marginalizados desse conhecimento e as decisões sobre as questões que os afetam sempre foram tomadas pelos ouvintes, quase sempre sem compreender a real situação dos destinatários da informação, consequências dessas decisões. Daí a enorme importância das leis para demarca, e principalmente o trabalho realizado em comunidade, institutos, e organização e escolas dos Surdos onde os mediadores Surdos orientam a discussão das questões até que os surdos compreendam e se apropriem do conteúdo.

Na Cultura Surda, existem muitos mitos que permeiam a comunidade surda e são difundidos por surdos e ouvintes. Achei muito importante descrever aqueles detalhes que geralmente passam despercebidos e não recebem a devida importância, embora para muitos que não entenderam a profundidade do alcance desta informação pode ter parecido "mais do mesmo", uma afirmação que eu não compartilhe.

Há uma polemica sobre o Bilinguismo, pois, os argumentos que a maneira correta era usar a língua falada e a língua de sinais separadamente. Se entendemos corretamente, está correto e tudo está de acordo com a definição de bilinguismo, então por que a polêmica? Por que você diz que o bilinguismo não funciona e deve ser descartado nela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com