TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Civil Por Erro Médico

Por:   •  22/8/2018  •  Monografia  •  13.598 Palavras (55 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 55

Faculdades Integradas Pitágoras – FIPMoc[pic 1]

Andreza Fernandes Soier

Responsabilidade civil por erro médico

Montes Claros/MG

Novembro /2017

Andreza Fernandes Soier[pic 2]

Responsabilidade civil por erro médico

Monografia apresentada à Banca Examinadora do curso de graduação em Direito das Faculdades Integradas Pitágoras – FIPMoc como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito, sob orientação do Prof.ª Silvia Batista Rocha Machado.

Montes Claros/MG

Novembro/2017

Dedico este trabalho aos meus pais, José Carlos e Edlair, que sempre me deram apoio e me incentivaram a nunca desistir.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus e aos meus pais. A minha madrinha Ceres, que colaborou de forma essencial para a finalização deste trabalho. A minha orientadora Silvia, que com muita sabedoria, paciência e incentivo me conduziu na construção e conclusão deste trabalho. A minha irmã Marina por toda ajuda e disponibilização que foram fundamentais. As minhas amigas Thais e Vitória por todo apoio e colaboração. A vocês, meu sincero agradecimento.

Uma coisa é certa: ficar sentado se sentindo infeliz não vai mudar nada.

John Boyne


SUMÁRIO

[pic 3]

INTRODUÇÃO

07

CAPÍTULO I – RESPONSABILIDADE CIVIL

09

1.1 História e conceito

09

1.2 Pressupostos da responsabilidade civil

12

1.3 Espécies de responsabilidade civil

17

CAPÍTULO II – ATIVIDADE MÉDICA

22

2.1 Ato médico

22

2.2 Direitos e deveres do médico

25

2.3 Natureza jurídica da obrigação

27

CAPÍTULO III – RESPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

31

3.1 Erro médico por negligência, imprudência e imperícia

31

3.2 Responsabilidade civil médica

34

3.3  Análise jurisprudencial acerca do erro médico

37

CONSIDERAÇÕES FINAIS

41

REFERÊNCIAS

42

ANEXO A - DECLARAÇÃO DE REVISÃO LINGUÍSTICA

46

RESUMO

A responsabilidade civil originou-se na Roma, e tem o objetivo de indenizar a vítima pelo dano causado a ela. Antigamente, a pessoa que sofria o dano não era necessariamente ressarcida por tal conduta, mas sim o causador do dano era punido por cometer tal conduta. Com a intervenção do Estado, a responsabilidade civil deixou de lado a vingança e passou a ser fundamenta na ação ou omissão, culpa ou dolo do agente, relação de causalidade e o dano sofrido pela vítima. O presente estudo teve como objetivo analisar a responsabilidade civil por erro médico frente ao Código de Ética Médica e doutrinas. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, e o método escolhido para a explanação do tema foi o dedutivo. Verificou-se que a responsabilidade civil era regida pela Pena de Talião e não havia ressarcimento pelo dano causado, mas sim uma vingança a quem teria praticado o dano, passando pela Lex Aquillia de Damno, até atingir o ordenamento jurídico brasileiro atual, no qual está tipificado como nos artigos 186, 927, todos no Código Civil de 2002 – CC/02. Constatou-se através do Código de Ética Médica, a relação contratual entre o médico e o paciente, os deveres e direitos do médico, e também a natureza jurídica da obrigação, que como regra geral de identifica a obrigação de meio. Observou o erro médico, que quando comprovada a culpa por negligência, imprudência ou imperícia, o médico responderá civilmente. Por derradeiro, verificou-se casos reais na qual o médico responde pelo dano causado, que acontece quando o profissional descumpre normas do Código de Ética Médica. Concluiu-se que não há como prever o erro médico, mas ele é possível de ser evitado, tratando o paciente com zelo e diligência, evitando transtornos tanto para o paciente e sua família, como para o profissional que deverá responder quando comprovada a culpa.

Palavras-chave: Responsabilidade civil. Erro médico. Obrigação de meio. Negligência. Imprudência. Imperícia. Dano.


INTRODUÇÃO

A responsabilidade civil originou-se na Roma, e tem o objetivo de indenizar a vítima pelo dano causado a ela. Antigamente, a pessoa que sofria o dano não era necessariamente ressarcida por tal conduta, mas sim o causador do dano era punido por cometer tal conduta. Com a intervenção do Estado, a responsabilidade civil deixou de lado a vingança e passou a ser fundamentada na ação ou omissão, culpa ou dolo do agente, relação de causalidade e o dano sofrido pela vítima. Desse modo, o profissional da medicina também responderá civilmente por danos causados aos pacientes.

O tema do presente trabalho é responsabilidade civil por erro médico, pretendendo-se averiguar a responsabilidade do médico perante as falhas e excessos realizados por ele no exercício de sua profissão.

A razão teoria que justifica a presente pesquisa está justamente na relação entre a comprovação de culpa do médico, na qual ele será responsabilizado caso atua com negligência, imperícia ou imprudência.

O objetivo geral desse trabalho é analisar a responsabilidade civil por erro médico frente ao Código de Ética Médica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (93.7 Kb)   pdf (416.8 Kb)   docx (344.1 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com