TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Por Dano Ambiental

Por:   •  21/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Responsabilidades a serem atribuídas a quem pratica o dano ambiental

A Constituição Federal, em seu artigo 225, caput,  prevê que é dever do Poder Público e da coletividade defender e preservar o meio ambiente para as gerações futuras. Assim, o reconhecimento pela importância de conservação e preservação do meio ambiente é um tema que vem sendo discutido desde meados do século XX e cada vez mais há a busca de meios legais de fiscalização para conter a exploração desenfreada de recursos naturais.

O dano ambiental, pode ser definido como um prejuízo aos recursos ambientais por uma ação ou omissão humana, levando à degradação-alteração do meio ambiente ecologicamente equilibrado e da qualidade ambiental.

A responsabilidade por dano ambiental visa fazer cumprir um dano ou possível dano ao meio ambiente, havendo a aplicação da tríplice responsabilidade: penal,  civil e administrativa, de forma independente. Desta forma o artigo 225, parágrafo 2º da Constituição Federal prevê que aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei”. Ainda, em seu  parágrafo 3º, cita que as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

A redação dada pelo artigo 14, § 1° da Lei 6.938/81 determina ser o poluidor responsável, independentemente da existência de culpa, pela indenização ou reparação dos danos causados ao meio ambiente, consagrando  o regime da responsabilidade objetiva para reparação e indenização de danos causados ao meio ambiente e a terceiros afetados. Desse modo, a responsabilidade ambiental civil visa a reparação do dano, e é objetiva, ou seja, independe de ato ilícito, podendo ser oriunda de um fenômeno da natureza e/ou força maior, sendo necessário o nexo de causalidade, independentemente do dolo ou culpa.

De outra forma, as responsabilidades administrativa e penal são subjetivas. Ou seja, exigem demonstração de que a conduta foi cometida pelo transgressor, além de nexo de causalidade com o ato ilícito. As sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente estão previstas na Lei 9.605/98, a Lei dos Crimes Ambientais. O caput do artigo 70 da citada lei define infração administrativa ambiental como “toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente”.

Dado o exposto, os danos ambientais são cada vez mais frequentes e o ordenamento jurídico prevê a obrigação de reparo ao agente causador nos âmbitos civil, administrativo e penal, de modo independente. A reparação do dano é essencial para que se alcance o almejado objetivo de evitar ou, pelo menos, retardar efeitos maiores de degradação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com