TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: A árvore boa e A eterna transição

Por:   •  11/12/2017  •  Artigo  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Victória B Padilla                    RA: 17811118

 ‘’ A árvore boa” e “A eterna transição”

Objeto: Ambos os textos tem como objetivo a Revolução de 64, mencionando sempre que resquícios da mesma permanecem até os dias de hoje.

Objetivo explícito e implícito: O objetivo principal do primeiro texto é trazer isso para os dias de hoje, fazendo ligação aos nossos governantes e suas preocupações que são apenas partidárias, a falta de poder do legislativo e executivo, trazendo o único que se destaca para mudar a situação o poder judiciário. O segundo texto faz uma forte referência a época de 64, mencionando características e como os resquícios ainda estão presentes dentre a sociedade brasileira em diversas classes sociais.

Partes do texto: O primeiro texto é divido na abordagem do tema e na comparação com os dias atuais; na segunda parte ele consiste em mencionar como os Poderes da Republica estão fortalecidos ou não; e por fim segue para mencionar como as forças armadas permanecem fortalecidas.

O segundo texto inicia de maneira mais agressiva em relação ao fim da revolução de 64 mencionado, com uma visão de que isso nunca acabou e que ainda sofremos com suas consequências e ainda como podemos divulgar opiniões que são a favores da ditadura em uma país que tanto sofreu. Partindo para uma revolta com a não punição dos agressores da época, como forças armadas e a classe empresarial.

Ideia central: Em ambos os textos, a ideia central é de como a ditadura causa impactos atualmente e como a nossa sociedade como um todo, encara esse tema repercutindo pelo país.

Argumentação: Os textos demonstram indignação à ditadura, que foi uma época que marcou o país e destruiu a democracia presente, arrastando isso até os dias atuais. De certa forma, a ditadura ainda não se encerrou como mencionado no primeiro texto em que leis são criadas a favor de conceitos errôneos e que acobertam práticas como corrupção e principalmente os agressores de 64 que nem foram a julgamento.  O ressarcimento a cultura deveria ser presente e não a dissociação das classes que ainda sofrem, onde uma ainda ataca a outra socialmente. A revolução 64 é algo ainda presente porém de maneira mascarada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com