TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro “A Elite Do Atraso”

Por:   •  15/10/2023  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO LIVRO “A ELITE DO ATRASO”

Um pouco sobre o autor, que é jurista, sociólogo, escritor, professor universitário e pesquisador brasileiro da área de Teoria Social, Jessé José Freire de Souza, jurista, nasceu em Natal, em 1960, em 1960, e se dedica a estudar a construção do pensamento intelectual brasileiro desde a década de 1980, quando se formou em Direito pela Universidade de Brasília.

A obra está dividida em três partes, abordando o passado escravista, a formação das classes sociais e a terceira parte, foco deste resumo, intitulada "A corrupção real e a corrupção dos tolos". Nessa seção, Jessé Souza trata da espoliação e exploração pela "elite real" da população e das classes trabalhadoras e desempregadas.

O autor analisa a construção da elite econômica brasileira após a libertação dos escravos. O livro propõe um diagnóstico dos dias atuais, criticando a interpretação brasileira sobre si mesmo, destacando a "corrupção dos tolos" em contraste com a "corrupção real".

Jessé Souza questiona as ideias dominantes no Brasil, propondo uma interpretação alternativa e investigando as forças sociais que perpetuam a verdadeira corrupção na sociedade.

O autor desmonta crenças culturais sobre o povo brasileiro em relação à corrupção e sua origem, confrontando conceitos criados pela elite para estigmatizar o Estado como vilão. Ele descreve o funcionamento do sistema político no Brasil, legitimando a injustiça e investiga as forças sociais que mantêm a sociedade inerte.

Para Jessé Souza, os conceitos de "patrimonialismo" e "populismo" são fundamentais para um liberalismo que promove uma dominação conservadora no Brasil. Ele argumenta que esses conceitos foram construídos ao longo do tempo por uma elite de direita, com adesão também pela de esquerda.

O autor enfatiza que a ideia de "patrimonialismo" desvia a atenção do verdadeiro problema: a elite que privatiza o público está fora do Estado, principalmente no mercado. Ele critica a visão seletiva de corrupção que exalta o mercado e denigre o Estado, apontando que o Estado é saqueado para beneficiar interesses privados.

Por fim, Jessé Souza destaca a necessidade de combater a desigualdade e promover a inclusão social, especialmente das classes estigmatizadas e marginalizadas. O livro provocativamente questiona a crença arraigada de que existe uma classe destinada a servir outra e instiga a reflexão sobre a urgência de desenvolver uma política que promova a igualdade e inclusão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com