TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Obra os Exploradores de Caverna

Por:   •  27/8/2019  •  Resenha  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do caso:

No ano de 4299, os membros da Sociedade Espeleológica, que é uma sociedade para a exploração amadora de cavernas, quatro da mesma membros que juntamente com Roger Wheatmore, partiram em uma nova exploração de uma caverna de rocha calcária, no planalto central de Commonwealth. Nessaexploração houve um caso de desmoronamento e os exploradores amadores, já distantes do local em que adentraram, ficaram presos. Ao se depararem com tal situação, tomaram a decisão de ficarem próximos a entrada na esperança de serem resgatados.

Dando falta dos exploradores, os familiares notificaram a Sociedade, onde a equipe de socorro foi prontamente enviada ao local, pois os exploradores haviam deixados indicações da localização da caverna que se propunham visitar.

Com um resgate de extremo grau de dificuldade, onde a equipe teve que obter ajuda de mais homens e máquinas, e o custo da operação ficou elevado, pois a região era isolada. Nas operações de resgate ocorreu um mais um trágico episódio, onde um novo deslizamento que causou morte de dez operários que colaboravam no resgate.

Os recursos da Sociedade Espeleológica rapidamente acabaram. Foram necessários trinta e dois dias para libertá-los.

No ambiente em que os exploradores se encontravam os recursos alimentícios, animais e vegetais, não eram suficientes para subsidiar o sustento deles até que o resgate fosse efetuado. Assim ficando a possibilidade e o temor de que os exploradores não resistissem até o resgate.

Após nove dias foi descoberto que os exploradores tinham levado um rádio, onde foi possível a comunicação, após a instalação semelhante ao dos exploradores no campo dos trabalhadores. Os exploradores assim receberam a notícia que seria necessários mais dez dias para que o resgate fosse efetuado. Os exploradores em meio a tal situação solicitaram a assistência de um profissional da medicina, para fornecer informações sobre as chances de sobrevivência sem nenhum suprimento. E a resposta foi que as chances eram escassas.

Então que surge a tão polêmica ideia, Roger perguntou ao médico se havia a possibilidade de sobreviverem se alimentassem da carne de uns dos que estam presos. E a resposta, a contragosto, foi afirmativa.

Após dias de agonia, os exploradores finalmente foram resgatados, assim notando-se a falta de um deles, Roger Wheatmore, e descobrindo que havia sido morto e servido de alimento para que os outros pudessem sobreviver. Os envolvidos testemunharam que o próprio Wheatore tinha sugerido o sacrifício de um deles, e também foi ele que deu a ideia de fazer por meio de sorteio, embora os outros não tiveram concordado com a ideia de início foramconvencido por ele. Ficando decidido que eles tentariam a sorte nos dados. Porém, logo antes do lançamento, Wheatmore mudou de ideia e disse que esperassem por uma semana mais.Com a desistência, os seus colegas de exploração, o acusaram de quebra do acordo e jogaram os dados em seu nome.Sua sorte foi adversa e Wheamore foi morto.Após o resgate e os primeiros socorros, os sobreviventes foram acusados de homicídio. Em primeira instância foram condenados à forca. O júri encaminhou o caso para o Poder executivo um pedido para que a sentença fosse determinada apenas para seis meses de regime fechado.

Resumo dos Votos:

Truepenny

Truepenny se baseia na lei positivada para tomar sua decisão, a lei diz que, “Qualquer um que, de própria vontade, retira a vida de outrem, deverá ser punido com a morte”. Não tendo importância por se tratar de um caso extraordinário, o fato era que os companheiros de Whetmore o mataram, é so há uma decisão a ser tomada, segundo as leis, e não permite o estatuto uma exceção aplicável para o caso.

Assim Truepenny, toma sua decisão a favor da condenação dos réus.

Foster

O juiz acredita que o caso deve ser julgado pelo direito natural, por ser um caso excepcional, não cabe ao direito positivista, pois afeta não só o destino dos acusados, mas também a própria lei da sociedade. Ele afirma que os exploradores estavam separados da jurisprudência do Commonwealth por razões morais, que seriam tão válidas quanto as geográficas O Juiz Foster expõe o fato de que Roger, a princípio, havia concordado com o sacrifício e, portanto, teria a existência de um contrato formado com os demais exploradores o juiz refere aos dez operários que morreram no processo de resgate dos exploradores, indagando o porquê da validade de tal sacrifício e não o de Wheatmore.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com