TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Antropolia

Por:   •  13/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.990 Palavras (12 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 12

- ANTROPOLOGIA: estuda a humanidade através dos tempos. I) SOCIAL: estuda o homem e suas relações com a sociedade. II) CULTURAL: estuda a evolução cultural da humanidade.

- CULTURA: sistema integrado de padrões de comportamento aprendidos que são característicos de uma sociedade. Não instintiva, mas criada. Relativa.

HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE:

- CAPACIDADE DE CRIAR CULTURA: a humanidade consegue produzir cultura e torna-se produto dela.

- NATUREZA NÃO INSTINTIVA DA CULTURA: a cultura é um comportamento adquirido. O comportamento instintivo rege a vida dos animas, predeterminados geneticamente.

- COMPORTAMENTO APRENDIDO: a organização humana é baseada na cultura que é criada pelo homem p/ melhor viver e transmitida às futuras gerações que aprendem as regras. (“O que aconteceria se um grupo de crianças pudesse ser alimentado e protegido sem a supervisão, o treinamento e nenhuma forma de contato com os adultos?”).

- SIMBOLISMO E CULTURA: o meio pelo qual os membros de uma sociedade veem e compreendem o mundo em que vivem é o simbolismo da sua cultura. A linguagem é o meio para simbolizar.

- O IMPERATIVO DA SELEÇÃO: os membros de uma sociedade nunca exibem todos os comportamentos dos quais são capazes os seres humanos. A cultura resulta de uma seleção de costumes e valores morais, limitando outras maneiras de comportamento, o que é necessário para a harmonia e a sobrevivência de determinada sociedade.

- POSTULADOS FUNDAMENTAIS DA CULTURA: a seleção dos costumes de uma cultura é feita com referência aos postulados básicos (visão que aquele povo tem das coisas). I) Postulados existenciais (da natureza das coisas). II) Postulados normativos/valores (bondade/maldade, o que deve ser buscado ou evitado).

- RELATIVIDADE CULTURAL: todas as culturas diferem em seus postulados básicos em alguns pontos. A relatividade cultural afirma que os padrões de certo e errado (valores) e dos usos e atividades (costumes) são relativos à cultura a qual fazem parte. Cada costume é válido ao seu ambiente cultural.

- A NATUREZA FUNCIONAL DA CULTURA: enfatiza a dinâmica que impera dentro de uma cultura. As funções de cada costume (a forma que deve ser usada pelo homem para trabalhar, procriar, etc) são contribuições para a manutenção do modo de vida, que é a cultura total.

- OS COMPONENTES DA CULTURA:

I) NORMAS COMPORTAMENTAIS: UNIVERSAIS, são as que se aplicam a cada membro da sociedade, são os tabus (aborto); ALTERNATIVAS, são as normas que permitem um certo grau de escolha p/ situações específicas; mas uma não exclui a outra dentro da cultura como um todo (gosto musical); e ESPECIALIDADES, são traços restritos a um subgrupo/subcultura particular, que podem ser conhecidos por outros membros da sociedade mas não serem praticadas por eles (vegetarianismo, feitiçaria).

II)ELEMENTOS, COMPLEXOS E INSTITUIÇÕES DE CULTURA: um elemento de cultura é um padrão de comportamento. Um complexo é uma rede de padrões relacionados (ex: as atividades de educação da criança formam um complexo de educação infantil). Instituição é formada pelos complexos que se entrelaçam (ex: complexos de atividade de subsistência, produção e distribuição de bens são chamados de instituições econômicas).

- A força coesiva da sociedade se da pelos valores universais agindo sobre os das especialidades. Nunca se pode analisar um subgrupo para fazer afirmações sobre a sociedade como um todo. (Sociedade e cultura são inseparáveis).

- A CONSTRUÇÃO DA CULTURA: Escala variável de comportamento produzida nos membros da sociedade por um determinado estímulo. I) CULTURA REAL: é o que todos os membros de uma sociedade fazem ou pensam nas suas atividades, na sua rotina. Ninguém pensa igual, então a realidade nunca é conhecida 100%.II)CULTURA IDEAL: padrões expressos verbalmente, que podem ou não serem convertidos em comportamentos normais. Geralmente a cultura ideal é expressa para o bem estar do grupo, e são frequentemente violadas quando o egoísmo do indivíduo o leva a outra linha de ação.

- CULTURA E MANUTENÇÃO DA SOCIEDADE: a cultura consiste num conjunto de meios p/ a sobrevivência do indivíduo e da sociedade e o sistema cultural muda na medida que o homem precisa obter satisfação em viver. Trabalhar p/ conseguir alimento é automático, não basta sobreviver, mas para as necessidades secundárias deve haver recompensas culturais, para manter os trabalhadores trabalhando. A mais humana das funções da cultura é manter a motivação p/ continuação da vida.

SOCIOLOGIA:

- Ciência que estuda a sociedade, o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em grupos. Estuda fenômenos sociais tentando explica-los.

- Se torna ciência social no séc XIX vinculado à consolidação do capitalismo moderno (pelo iluminismo e após os desenvolvimentos da revolução industrial) e se torna disciplina acadêmica séc XX.

- Precursores: Augusto Comte (decorre de Durkhein, sacerdote da religião da humanidade, igrejas positivistas;Sociologie - queria unificar todos os estudos relativos ao homem), Montesquieu (ultimo pensador clássico e o primeiro moderno), Karl Marx, Emile Durkein (a sociedade prevalece sobre o individuo desde que ele nasce, tem que se adaptar. Objeto de estudo da sociologia são fatos sociais), Max Weber, Erico Ferri (sociologia criminal, causas e consequência).

- CORRENTES SOCIOLÓGICAS: I) Positivista-Funcionalista: fundamentação analítica; Comte e Durkhein. II) Sociologia Compreensiva: teórica-metodológica, hermenêutica-compreensiva; Weber. III) Sociologia Dialética: linha de explicação sociológica; Marx.

- Pode ser uma ‘ciência da ordem’ pois seus resultados podem ser utilizados p/ melhoria de dominação por parte do Estado, sendo assim importante para o maior conhecimento dos homens. O Estado financia as pesquisas que lhe rendem algum resultado ou orientação estratégica, sendo assim o conhecimento sociológico perigoso.

- EVOLUÇÃO DA SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINA NO BRASIL: DÉC 20 e 30: estudava a formação da sociedade e analisava temas como abolição da escravatura, êxodos, índios e negros. DÉC 40 e 50: voltada p/classes trabalhistas (salários, jornadas de trabalho e comunidades rurais). DÉC 60: preocupada com o processo de industrialização, reforma agrária e movimentos sociais na cidade e no campo. EM 1964: problemas sócio-políticos e econômicos originados pelo regime militar. DÉC 80: volta a ser disciplina do ensino médio e se profissionalizou; além das mudanças com a nova república.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (163.2 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com