TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Antropologia

Por:   •  24/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  1.220 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo de antropologia (1 folha)

1-Conceitos e objetivos

Adam Kuper relata que em 19176, Robert Lowie declarou que a antropologia teria como único assunto a ´´cultura``, assim como as outras ciências teriam seus assuntos específicos; Ex: A consciência seria a Psicologia; A eletricidade seria a física; O estudo da vida seria a biologia;

Mas alguns antropólogos descordam da teria de Lowie, declaram eles que o verdadeiro tema da antropologia seria a  ´´evolução humana``. Na perspectiva dessas duas teorias. a antropologia seria uma ciência que se interessa por valores, ideias, símbolos. Normas, crenças, etc, e que se encontram associadas a outra ciência ( Direito, sociologia, história,etc) motivo pelo qual sua autonomia não é reconhecida universalmente, dai sai dificuldades em relação a determinar o seu objeto de estudo.

Lévi Strauss diz que a antropologia  não se diferencia das outras ciências humanas e sociais por um objeto de estudo que lhe seja próprio. A antropologia começou pelos estudos das ´´sociedades simples`` ou ´´sociedades arcaicas``, mas os interesses também são partilhados por outra ciência, como po ex o Direito. Mesmo quando a antropologia volta-se para as ´´sociedades complexas`` ou ´´sociedades modernas``, percebe-se que os vínculos com o direito e as demais ciências se tornam até mais visíveis.

Os antropólogos de uma maneira geral, visa que a antropologia procura estudar o homem por completo, na sua totalidade, conhecendo-o na sociedade e nos grupos humanos em que ele vive. Para entender melhor 3 aspectos esclarecem:

  • Ciência Social: Ela procura conhecer o homem como individuo integrante da sociedade, comunidade, e ou em grupos organizados.
  • Ciência Humana: Ela procura conhecer o homem através de sua história, crença, religião, arte, costumes, linguagem, etc
  • Ciência Natural: Ela procura conhecer o homem por meio da sua evolução, do seu patrimônio genético, sua fisionomia.
  1. -Antropologia e Humanismo

Quando falamos de antropologia num sentido etimológico, estamos dizendo q antropologia é o ´´ estudo do homem``.

Mas para Abbagnano  antropologia seria a exposição sistemática dos conhecimentos que se tem a respeito do homem. Ele visa em fundar ou construir um saber cientifico que toma o homem como objeto.

Laplatine diz que os antropólogos não estão de acordo com a possibilidade de um homem poder estudar outro homes cientificamente.

Radcliffe-Brown afirma que a sociedade são sistemas naturais que devem ser estudados segundo os métodos comprovados pela ciência da natureza.

Evans-Pitcchard pensa que, é preciso tratar a sociedade não como sistemas orgânicos, mas como sistemas simbólicos.

  1. Etapas do humanismo

Lévi Strauss relata que a maioria das pessoas, acham que a antropologia é uma ciência nova ou um refinamento ou mais uma curiosidade do homem moderno. A antropologia não é nem uma ciência nova ou nem uma ciência a aparte, é a forma mais antiga e geral do que se costuma designar por humanismo. E o humanismo pode se dividir em 3 etapas:

  • O Humanismo da Renascença:

Redescobre a antiguidade greco-romana e faz do grego e do latim a base da informação intelectual. Ela esboça uma primeira forma de antropologia, na medida em  que reconhece que nenhuma civilização pode pensar em si mesma, se não dispuser de algumas outras que lhe sirvam de comparação. ( técnica do estranhamente). [pic 1]

                         ( Contato com o diferente )

  • O humanismo dos séculos XIII e XIX: Atua numa extensão mais ampla. O progresso com a exploração geográfica colocou o homem europeu em contato coo o acervo cultural das civilizações mais longínquas, como China, América, Índia. Trata-se de um humanismo ligado aos interesses industriais e comerciais que lhe serviam de apoio, motivo pelo qual mesmo diante da diversas culturas encontra-se o etnocentrismo, na medida em que estabelece a identificação do sujeito com ele mesmo, e da cultura com a cultura europeia .
  • O humanismo atual: Para Lévi Strauss, esta será, sem dúvida, a última etapa do humanismo, por que, após ela, o homem nada mais terá para descobri sobre si mesmo,  ao menos de termos de extensão.  

A antropologia marca, portanto, a chegada de um humanismo duplamente universal:

  1. Primeiro: Procura sua inspiração no[a origem das sociedades mais humildes e desprezadas, proclama que nada de humano poderia ser estranho ao homem, e funda assim um humanismo democrático que se opõe a civilizações privilegiadas.
  2. Segundo: Mobilizando métodos e técnicas tomados de empréstimo a todas as ciências par pode servir de conhecimento para o homem

Há, portanto, na base dessa nova antropologia a afirmação do principio de alteridade e a negação do etnocentrismo. Afirmar a alteridade significa fazer um apelo ao homem para reconhecer-se no outro, ou na carência do outro e enxergar sues privilégios como expressão direta das privações do outro. Negar o etnocentrismo significa posicionar-se contra a atitude que consiste supervalorizar a própria cultura e considerar as demais como inferiores, selvagens, barbaras, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com