TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de economia no direito

Por:   •  24/5/2015  •  Resenha  •  3.532 Palavras (15 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 15

7.2.10 – Economia a 4 setores.

 Setores governamentais;

o Envolvem as três esferas governamentais federal, estadual e municipal. Ocorre que nesta economia nós vamos incluir questões relacionadas com elementos econômicos na importação e exportação.

 Importação e exportação;

Além dos setores governamentais, envolve também agregados relacionados ao setor externo, incluindo na contabilidade social elementos econômicos com origem na importação e na exportação.

7.2.11 – Produto Interno Bruto.

Produto Nacional Bruto é tudo que acontece na economia. É o valor final da soma de tudo que acontece na economia. Já o PIB é avaliado tomando por base os valores referentes aos fatores de PRODUÇÃO. Ou seja, é a soma referente aos fatores de produção, sem importar sua origem, sejam elas nacionais ou internacionais. É uma estimativa do que acontece na economia social. No entanto há um problema, onde existem criticas nesta estimativa, alegando que não é possível estimar somente dos relatórios tirados dos fatores de produção, ou seja, não é um fator que certeza, deixando de lado outras informações mais valiosas ao Estado, em suma, não demonstra a realidade social. A ONU recomenda utilização do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

 Conceito;

 Crítica;

 IDH

PIB é o somatório de todos os bens e serviços produzidos no território nacional em um determinado período, não importando se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não residentes.

É possível classificá-lo em:

a) Nominal ou monetário: considera os valores do ano corrente;

b) Real: considera valores de outros períodos, denominados ano base.

O PIB não traduz a realidade econômica de um Estado, pois não mede adequadamente o bem estar da coletividade. Explica-se:

a) Não registra a economia informal. Ex. vendedor ambulante.

b) Não considera os custos sociais derivados do próprio crescimento. Ex. custo repassado ao consumidor devido à retenção de poluição com produto instalado para tal.

c) Não considera as diferenças na distribuição de renda. Ex. coletor de lixo.

Com estes três aspectos não é possível afirmar que o PIB é a realidade econômica.

Por isso, as Nações Unidas calculam o IDH baseado na expectativa de vida do cidadão e no índice de educação IDEB, os quais mais de aproximam da realidade do país.

7.2.12 – Teoria da firma e teoria do consumidor

A teoria do consumidor é voltada ao consumidor. Já a da firma, é voltada para o lado empresarial. O nome é considerado equivocado, o certo é falar teoria da sociedade empresarial.

 Atividades básicas;

 Aspectos legais:

o Consumidor:

o Empresário:

CC Art. 966 - Considera‑se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

Para reger a relação de consumo nós temos o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e para estabelecer algumas considerações sobre a atividade empresarial nós utilizamos o CC (Código Civil), o qual traz o conceito de empresário e os tipos societários a partir do artigo 966.

São tipos societários previstos no Código Civil:

a) Sociedade em conta de participação (Art.991 do CC);

b) Sociedade simples (Art. 997 do CC);

c) Sociedade em comandita simples (Art. 1045 do CC);

d) Sociedade em nome coletivo (Art. 1039 do CC)

e) Sociedade limitada (Art. 1052 do CC);

f) Sociedade anônima ou por ações (Art. 1088 do CC) e Lei 6404/76;

g) Sociedade em comandita por ações (Art. 1090 do CC);

h) Sociedade cooperativa (Art. 1093 do CC).

Direito Econômico ou Direito da Economia.

 O direito econômico não estuda a economia, estuda a juridicidade das problemáticas econômicas, analisando o fator intervenção do Estado no domínio econômico. Os princípios do Direito Econômico estão na CRFB/88, art. 170, onde fundamenta e dá base ao Direito Econômico. Há se um vínculo com as demais áreas jurídicas.

 Para que uma disciplina seja autônoma, é necessário que ela tenha princípios específicos, ou seja, ela não pode ter princípios relacionados a outras áreas e nem comum a outras áreas.

 Tem como objeto analisar os problemas que envolvem a intervenção do Estado no domínio econômico.

Conceito (noção): O Direito Econômico é uma disciplina nova, autônoma e original, dirigida aos estudos dos problemas apresentados intervenção do Estado na Economia. Num conceito mais amplo, podemos afirmar que o Direito Econômico rege as relações humanas propriamente econômicas.

 Portanto, Direito Econômico tem por objeto estudar as relações humanas de natureza econômicas. Indo além de tão somente estudar a intervenção do estado no domínio econômico. Aproximando-se mais da sociedade.

 Autonomia.

Características:

a) Princípio da Generalidade: os autores falam em declínio das tradicionais fontes do Direito, até mesmo da própria lei. O Estado se utiliza de uma legislação econômica consistente em Decretos, Portarias, Circulares e Resoluções, com o objetivo de atender o dinâmico fenômeno econômico.

 Fontes do Direito: origem da norma/direito. Todo ordenamento jurídico foi baseado em princípios, portanto, não extraímos das leis os princípios, mas elas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com