TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme Bicho de Sete Cabeças

Por:   •  5/4/2016  •  Resenha  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  3.365 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

     UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB

     CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – CCJ

     CURSO:                 BACHARELADO EM DIREITO

     DISCIPLINA:         DIREITO  EMPRESARIAL

     PERÍODO:             8°

     TURNO:                 MANHÃ

     PROFESSORA:    

     ALUNO:                  JOSE GUTEMBERG DIAS DOS SANTOS

RESUMO E APONTAMENTOS SOBRE O FILME:

BICHO DE SETE CABEÇAS”

Esse filme veio retratando o caso de um adolescente chamado “Neto”, o mesmo foi internado em manicômio pelo seu próprio pai “Sr.Wilson”, decisão esta, tomada pelo simples fato de ter sido encontrado um cigarro de maconha nos pertences do jovem,

Por aparentar ser muito conservador e ter uma relação distante com o filho, foi surpreendido com esse suposto envolvimento do filhos com s drogas. Mesmo em um momento onde o adolescente procura ser aceito nos grupo onde faz parte, sendo levado a praticar transgressões, incentivado a beber, fumar e enfrentar a autoridade do pai, o jovem não recebia apoio da família.

Nesse quadro familiar, Neto é internado involuntariamente em um instituição, onde recebe um tratamento desumano, degradante e perverso. Mesmo depois de várias tentativas desesperadas de pedir socorro aos familiares o mesmo não tinha credibilidade alguma e os seus pais e irmã mais velha insistiam que aquilo era o melhor a ser feito.

Em um ato de desespero o jovem tenta o suicídio ateando fogo ao cobertor dentro de um quarto isolado onde foi posto como punição.

Cada dia que passava neto ficava mais destruído mental e fisicamente, dentro de um local que deveria recupera-lo

No final do filme o pai ler uma carta que foi escrita pelo filho, momento que deixa transparecer a quem assisti que foi a primeira vez que ele (o pai) escuta a voz o filho.

O filme denuncia como eram tratados e como se dava o cotidiano dentro e fora dessas instituições antes da reforma psiquiátrica, a internação dele se deu de forma involuntária sem nenhum tipo de exame especifico, nem mesmo uma consulta clinica com um profissional, bastou a sua irmão ter conhecer pessoas influentes para conseguir uma vaga para ele.

O paciente nessas instituições eram excluído de vez da sociedade e do convívio familiar e de amigos, ficando internados por tempo indetermindado.

Outro ponto, pode ser visto que não existia uma fiscalização e avaliação por parte do estado nessas instituições, mas pelo contrário era dado um incentivo pelos números de pacientes nelas atendidos por elas.

Ao receber visitas dos familiares os mesmos eram orientados a não levar a sério o comportamento do rapaz.

Ou seja, suas queixas era anuladas pela sua aparência de estar mais gordo e corado, mas isso era obtido através de medicamentos para estimular de apetite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com