TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Filme Bicho de Sete Cabeças

Por:   •  29/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  3.520 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA  

DO RIO GRANDE DO NORTE

CAMPUS APODI

ALAIDE LISANDRA MELO CARVALHO

RESENHA E ANÁLISE DO CONTEXTO SOCIOLÓGICO DO FILME BICHO DE SETE CABEÇAS

APODI-RN

2016


ALAIDE LISANDRA MELO CARVALHO

RESENHA E ANÁLISE DO CONTEXTO SOCIOLÓGICO DO FILME BICHO DE SETE CABEÇAS

Trabalho apresentado à disciplina Sociologia, ministrada pela professora Leila Karla, para a obtenção parcial de nota no curso de Técnico em Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

APODI-RN

2016


1. Resumo da História do Filme

O filme “Bicho de Sete Cabeças” conta a história de Austregésilo (Neto), um adolescente que tem problemas com os pais e vivia sem regras ou limites e, dessa maneira, tinha atitudes rebeldes, características da sua idade, com isso a relação entre Neto e seu pai, Wilson, pioram a cada dia acarretando a internação forçada do jovem em um manicômio.

A partir desse momento, o filme começa a contar a vivência de Neto no manicômio, fazendo uma crítica severa as condições que estes apresentavam e aos tratamentos que os tidos como “loucos” recebiam nas clínicas de tratamento.

Depois de um tempo Austregésilo é retirado da clínica e mesmo sendo saudável antes de entrar no manicômio este não consegui se readaptar a vivência social, por causa do “tratamento mental” que recebeu.

Voltando novamente a um manicômio os problemas de Neto acentuam-se e durante seu período internado este tenta cometer suicídio e é posteriormente liberado da internação voltando a sua vida normal, porém sem perdoar o seu pai.

Diante disso, percebe-se que o foco do filme são três assuntos: uma crítica a realidade desumana encontrada nos manicômios, os problemas de caráter, que ocorrem em uma pessoa, que são gerados pela adolescência e os problemas de relacionamento entre um filho e seu pai.

Além desses, assuntos o filme também realiza uma dura crítica à maneira que a sociedade trata aqueles que saem, violam, os padrões impostos pela sociedade punindo-os fisicamente, como no caso do manicômios, no qual aquele que não seguiam o padrão (não tomavam os remédios ou tentavam fugir) eram punidos com choques elétricos ou com tempos em solitárias. E mentalmente como na exclusão social que afetou Neto após sua saída do manicômio, esta era determinada por aqueles que eram partes integrantes da sociedade que determinavam, inconscientemente, penas para aqueles que como Neto não seguiram os padrões impostos pela sociedade.


2. Análise da sociedade apresentada no filme

O jovem Austregésilo vive sua adolescência durante a década de 70, ou seja, ele teve passou sua juventude no período da Ditadura Militar Brasileira, porém em um período que esta já dissipava-se (durante o governo de Emílio Médici e Ernesto Geisel). Mesmo estando em um processo de dissolução o jovem, Neto, ainda sofreu muita opressão por causa dos AIs (Atos Institucionais) que controlavam e oprimiam a sociedade brasileira.

Por viverem em uma sociedade em sua maioria opressora os adolescentes dessa sociedade buscavam se focar em atitudes rebeldes para desfiar, dessa maneira, o governo e suas famílias conservadoras.

Por estar em uma fase tão conturbada e de formação de identidade Neto se volta às amizades que o levam a cometer atos como as pichações, essas tinham como objetivo principal e comum a maioria o protesto contra às atitudes do governo e realizar uma pressão para que seus governantes saíssem da ditadura militar e voltassem a democracia, algo para os familiares conservadores de Austregésilo era somente uma atitude rebelde.

Além de realizar estas ações Neto começou a seguir os que os membros da sociedade e dos grupos sociais dos quais ele fazia parte e começou a consumir bebidas alcoólicas e usar drogas como a maconha. Essa última atitude que acarretou a internação de Austregésilo em uma instituição psiquiátrica para, dessa maneira, o jovem se livrar de seu vício em maconha, mesmo que este não tenha sido ao menos comprovado o que faz referência aos padrões da sociedade da época, na qual a liberdade de expressão era mísera e os detentores do poder como o governo podia realizar qualquer atitude em relação aqueles que não seguiam os padrões impostos a eles, como a relação do pai Seu Wilson, detentor de poder, e de Neto que não seguiu os padrões impostos pelo detentor de poder e foi severamente punido


3. Influência dos Grupos Sociais na Formação de Austregésilo

Os grupos sociais foram grandes responsáveis pela formação do caráter de  Austregésilo, especialmente, durante sua adolescência, que é uma fase na vida do ser humano na qual ele procura por um propósito, identidade, sendo, dessa maneira, facilmente influenciado pelos membros que formam os grupos sociais em que ele está inserido.

Essa influência que os outros têm sobre Neto deve-se, também, ao seu relacionamento falho e problemático com seu pai que fez com que ele acabasse voltando-se socialmente somente aos grupos sociais de que ele fazia parte. Porém para fazer partes destes grupos Neto teve que seguir os procedimentos e normas sociais impostos por eles, então o protagonista teve de realizar ações como o uso de drogas, desse modo, fugindo de sua realidade familiar e se voltando aos grupos sociais.

Como em uma cena do filme onde Neto está revoltados com as atitudes do seu pai e começa a reclamar sobre elas para os seus amigos que o acalmam dando-lhe um cigarro de maconha, fazendo o jovem seguir os padrões sociais implantados no grupo.

A a coercitividade realizada por estes grupos que levou o jovem a realizar atitudes que fugiam dos padrões da sociedade e mais importantes da sua família que teve de puni-lo por ter burlado as regras que regem o seu funcionamento, no caso do filme a família de Austregésilo o internou em um manicômio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (216.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com