TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Reforma Psiquiátrica. Filme "Bicho de sete cabeças"

Por:   •  3/5/2016  •  Resenha  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  22.750 Visualizações

Página 1 de 5

                     Relatório Crítico do Filme ''Bicho de sete cabeças''

   O filme “Bicho de Sete Cabeças” relata a história de um rapaz, Neto, que é internado pelo pai, Sr. Wilson, num manicômio, simplesmente pelo fato de ter sido encontrado um cigarro de maconha no bolso de seu casaco. Sem preparo nem informação alguma o jovem é simplesmente deixado pelo pai em uma instituição psiquiátrica onde é tratado de maneira agressiva, impiedosa e desumana. Após um longo tempo, e pulando de uma instituição para outra, o desespero toma conta do rapaz e leva- o a tentativa de suicídio, ateando fogo em sua própria cela, um cubículo escuro onde se encontrava isolado. Quanto mais tempo passava  no hospício perante toda a situação já descrita, mais esgotado Neto ficava, mental e fisicamente. O manicômio, que supostamente deveria cuidar e “curar” o paciente, promovendo sua reinserção social o mais rápido possível, acaba por deixá-lo de fato louco e mais alienado do que nunca.

   A reforma psiquiátrica atuou transformando alguns valores e trazendo novos, entre eles os valores sociais. Nesse filme, “Bicho de Sete Cabeças”, fica bem claro a atitude da sociedade com qualquer pessoa que demonstra-se com algum comportamento diferente daquilo que se considera “normal”. Neto é considerado pelo pai como homossexual - alusão esta feita pelo fato do personagem usar brinco - e viciado em drogas, por ter sido encontrado um cigarro de maconha em seus pertences, comportamentos esses suficientes para justificar, segundo a visão de seu pai, a internação do rapaz num manicômio. E não somente o pai de Neto o julga desta forma como também todos os que o conheciam e lidam com o jovem após este sair de uma das instituições, olham para ele como um doente mental de quem ninguém deveria se aproximar. Caso se aproximassem isto seria sinal de encrenca e os tornariam mal falados por estarem andando com um louco que tinha sido hospitalizado. Uma das premissas da Reforma é a superação do modelo médico de cura e reparo (a partir do fim do século XIX) trazendo a inclusão das formas de atenção fundadas no cuidado (e não apenas na cura) e nas estratégias assistenciais e culturais de confronto com a loucura no processo mais geral de ampliação do exercício de cidadania.

  A internação foi feita de maneira involuntária, ou seja, ele foi encaminhado ao manicômio, sem nenhuma explicação, o que não está previsto na Lei Nº 10.216 de 04 de junho de 2001 (Art. 4) “A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. “O Artigo 6 da mesma lei afirma que : “A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.” E em seus incisos enumera os 3 tipos de internação. Neto se enquadra na internação involuntária (inciso II , do Art. 6 ), portanto os critérios  previstos por lei para tal internação não foram respeitados, tendo em vista que no seu caso não teve nenhuma avaliação médica, nenhum exame, nem mesmo a consulta clínica de um profissional que justificasse a sua internação na instituição. No filme, bastou a irmã do rapaz contactar alguns conhecidos, influentes o bastante pra lhe prestar esse favor. O médico da instituição só aparecia uma vez por semana e mostrava um total desprezo e descaso com as pessoas internadas, nem sequer parando para ouvi-los, atitudes que são contrárias aos incisos apresentados no Artigo 2º da lei 10.216. No segundo inciso deste Art. 2º diz que a pessoa institucionalizada deve “ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade”. Nenhum desses aspectos foram prezados pelas instituições representadas no filme, onde as condições estruturais eram de péssima qualidade, sem um padrão de higiene mínimo aos internos, assim como os tratamentos que eram utilizados, procedimentos esses totalmente arcaicos e sem comprovação de real eficácia, como o eletrochoque e o aprisionamento nas camaras escuras e solitárias. Comprovando, dessa forma, que muitos dos pacientes que eram ali internados não tinham a menor condição de cura, reabilitação e reinserção na sociedade, a exemplo do próprio Neto que após o ''tratamento'' que recebera ficou em um estado psíquico muito pior do que o que tinha antes da internação, tornando-se de fato alguém com sérios problemas mentais. Levando-se em conta que o filme retrata não só a real história de Austregésilo Carrano mas a realidade de cada uma das pessoas que foram vítimas do então sistema de saúde mental brasileiro, podemos ver o quão necessário se fez a proposta de uma reforma a fim de atender de forma digna, assim como de forma integral, cada um dos doentes mentais. A Reforma Psiquiátrica mostra que as internações de longa duração em manicômios não são a solução como se pensa, e nos traz a visão de que a assistência e cuidado ao doente inserindo este em toda a esfera social e cultural ao seu redor é muito mais benéfico e alcança resultados de maneira bem mais eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com