TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Perfilhamento Criminal

Por:   •  22/4/2022  •  Resenha  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Livro “Perfilamento Criminal” – resumo

As primeiras tentativas registradas de se traçar o perfil das pessoas, remonta a Grécia Antiga. Os julgamentos dos perfis criminosos se valiam da aparência do determinado indivíduo: normalmente pessoas feias que cometiam crimes. Essas questões começaram a ser revistas no século XIX, e cedeu espaço para uma análise comportamental ou de “personalidade” dos indivíduos.

Perfilamento Criminal é a técnica usada para construir o perfil de um criminoso, seja ele identificado ou não. O perfil criminal nasce na cena do crime. A grande questão inicial em casos de crimes sem identificação imediata é a identificação de aspectos biológicos, como idade, sexo, estado civil. Estas informações podem começar a indicar o tipo de pessoa que pode ter cometido o crime.

Para a elucidação de um crime é necessário utilizar não somente das investigações, mas da intuição dos policiais. É constatado que a intuição também faz parte de um direcionamento investigativo e pode indicar caminhos para a busca de evidências.

O perfilador é um especialista em analisar a cena de um crime ou o modus operandi do criminoso. O perfilador é um observador que colhe dados em busca de certezas utilizando o método cartesiano.

O “Método Cartesiano” foi criado por René Descartes e diz que é preciso duvidar de toda ideia até que ela possa ser comprovada.

O comportamento desviante diverge dos comportamentos aceitos dentro da sociedade. Entende-se que sejam fatores biopsicossociais que fazem certa pessoa cometer crimes no geral.

Os transtornos de ordem psiquiátrica podem influenciar a maneira de ser e os comportamentos humanos.

Tipos de transtornos importantes para o perfilamento:

- Transtorno Afetivo Bipolar (transtorno mental em que o humor varia significativamente, com certas crises de depressão e perda parcial de sua autonomia.);

- Transtorno Dissociativo de Identidade (o individuo apresenta “várias personalidades” dentro de uma pessoa só; fatores como: abuso sexual na infância, agressões, abandono são possíveis causas desse transtorno.);

- Transtorno Antissocial (o individuo tem um padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos de outras pessoas; estes indivíduos enganam e manipulam os outros por vantagem própria; normalmente mostram-se indiferentes por terem cometido algum crime ou por ter ferido alguém.); e

- Transtorno Borderline (estes indivíduos vivem na fronteira entre o equilíbrio e o desiquilíbrio; apresentam alta instabilidade emocional, episódios de

alucinações; idealizam excessivamente suas relações amorosas e conseguem compreender a gravidade de seus atos.).

Há uma base genética e, durante a formação do caráter, traumas da infância, abusos sexuais, além do uso de drogas podem ser mecanismos de disparo de uma disposição genética para o crime.

Antes do perfilamento de um suspeito, a cena do crime deve ser perfilada e deve ser analisadas de perto para a identificação de padrões e possíveis pistas. Um “Boletim de Pontos” é realizado após a constatação do crime e, consiste em nada menos que uma descrição do suspeito de acordo com os depoimentos das testemunhas.

É comum a inclusão da cor da pele do suspeito nas descrições, mas é apenas uma descrição física, não devendo haver prejulgamentos acerca deste. As informações do criminoso não precisam ser 100% exatas e podem ser bem vagas, mas se a policia não sabe por onde começar, pelo menos já tem uma certa direção.

A análise de evidência comportamental examina as provas que mostram como e quando a ação ocorreu. Provas da cena do crime são usadas para estabelecer padrões de comportamento e o caráter do criminoso. Não se cria um perfil a partir de apenas uma evidência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com