TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo o abusado

Por:   •  2/11/2015  •  Resenha  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 3

Biografia do Autor:

Claúdio Barcellos de Barcellos, mais conhecido como Caco Barcellos. Gaúcho, nascido na capital do Rio Grande do Sul em 1950, é um jornalista, repórter de TV e escritor. Especializado em jornalismo investigativo, investigações e documentários. Antes de ser jornalista foi taxista e atuou em diversas profissões. 

Antes de entrar para a Rede Globo, foi repórter dos maiores jornais do país e das revistas semanais Veja e Istoé!. Durante seis anos, apresentou um programa na Globo News. A partir de 2001 passou a trabalhar como correspondente internacional da TV Globo. Nas suas obras de maior destaque encontram-se os livros, Rota 66, Abusado e Nicarágua: a revolução das crianças. Ganhou vários prêmios, dentre eles, dois jabutis. Um em 1993 com o livro Rota 66 e em 2004 com o livro Abusado.

Resumo:

O livro possui uma forma de denúncia. Denunciando o crime, a polícia e o olhar da sociedade sob esses que estão a margem. Tem um caráter de livro reportagem do tipo perfil, uma vez que, a história abordada por Caco, mostra a vida e o envolvimento desde a infância até a fase adulta de Juliano VP com o tráfico. Pode ser caracterizado e identificado como retrato, decorrente do seu plano de fundo em qual se passa toda a história: No morro Dona Marta.

Caco ousou em subir o morro e ver de perto a realidade do tráfico e do traficante Juliano VP. Foi o próprio Juliano que ajudou Caco a escrever sobre o “Santa Marta”. Através da coleta de depoimentos de amigos e familiares de VP, o autor conseguiu elencar uma abordagem profunda sobre o acontecido na comunidade e sobre a vida de um dos maiores traficantes do país. 

O autor buscou informações para compor uma história, um romance inspirado numa realidade de grande parte da sociedade brasileira que vivem à margem, com menos de um salário por mês e que diretamente ou indiretamente são beneficiadas pelo tráfico. Apesar de ser uma grande reportagem bem elaborada, o projeto inicial do autor era mesmo construir um livro que demonstrasse a realidade do país.

Como nasceu em uma comunidade carente mesmo em meio a uma cidade evoluída, Caco leva sua infância difícil para dentro de suas obras. Dando voz a uma parte da sociedade que é considerada excluída.

No livro é evidente a forma como ele evidência que a escolha pelo crime muitas vezes é a última opção. E mostra dois lados da polícia, a que tortura e mata. E a que “ajuda” o tráfico e se torna aliado dele. Não cita no livro, mas decorrente do assunto, policiais recebem mal e veem no tráfico a oportunidade de enriquecer rápido. 

Zacarias (Zaca) um dos donos do morro, é um exemplo disso, um ex-policial militar. Que viu no crime uma oportunidade de crescer financeiramente e possuir poder, domínio de território. Teve ajuda de companheiros de seu batalhão.

No livro o escritor faz uma crítica ao governo, em 1996 quando Michael Jackson subiu no morro para lançar um clipe, o dono do morro era o Abusado (Juliano VP). E foi Juliano que garantiu a segurança do astro da música pop, sabendo que por trás havia um grande envolvimento entre segurança pública do Rio de Janeiro e o traficante, Caco aborda de uma maneira que faz o leitor enxergar que governo e tráfico andam de mãos dadas até que uma bomba exploda.

O livro possui uma boa leitura. Faz o leitor entrar numa realidade das favelas brasileiras, mesmo se passando nos anos 80 a história do Santa Marta se repetem dentro de grandes complexos. E o comando vermelho ainda é uma realidade. O tráfico no Brasil, por mais que abafado nos últimos 5 anos, crescem. E pior, com a ajuda daqueles que deviam combater.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com