TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre o Escolasticismo com a Filosofia Grega e o Direito Romano

Por:   •  25/4/2021  •  Resenha  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

escolasticismo com a filosofia grega e o direito romano

FILOSOFIA GREGA

Na filosofia grega os filósofos não acreditavam nas leis e regras jurídicas como método de partida para raciocínios, eles acreditavam que verdade filosófica estava ligada a observação e a pura razão, por esse motivo as cidades gregas não conheciam sobre o desenvolvimento da classe de juristas aos quais eram confiado o desenvolvimento do direito e por isso eles faziam os seus julgamentos pelas assembleias populares.

Os antigos filósofos gregos tinham A Arte da conversação com o método de argumentação e Platão tinha esse como único seguro para chegar ao conhecimento da Verdade, qual denominava ciência. Nos diálogos socráticos que ele relatou envolvia três técnicas básicas para essa dialética, a primeira era a refutação da tese do oponente por meio de perguntas e respostas, a segunda era uma derivação dessa com a adição de proposições verdadeiras e a terceira e quando ocorre a definição dos conceitos do que aconteceu durante a dialética. Acreditando nessa argumentação Platão procurou chegar ao conhecimento seguro da natureza tais como bondade, Justiça, verdade, amor e das outras existentes no universo.

Aristóteles desenvolveu os conceitos de Platão sobre o raciocínio dialético e discordou do mesmo em vários pontos. Ele fez a distinção entre o raciocínio por premissas que são conhecidos por serem necessariamente verdadeiras (o fogo queima) e raciocínio por premissas que são aceitas de modo geral, que podem ser contestados, (o homem é um animal político). Ele só considerava as aceitas de modo geral como dialético pois podem ser questionadas, e as mensagens verdadeiras denominou de apodítico pois é uma verdade absoluta. Ele também aprimorou o conceito de ciência onde colocou como uma série de ciência separadas. Onde tinha métodos em comum, mas com princípios próprios, dividiu em física, biológica, geométrica, ética, política, metafísica. A medicina permaneceu como uma forma de arte, entretanto direito não era tratado como arte uma vez que estava espalhado na ética, política e retórica. Outro ponto em que discordava de Platão era que Aristóteles afirmava que nos raciocínios apodíticos e dialético existe aplicabilidade das lógicas dedutivas e indutivas. Para Platão a verdade apenas existia na lógica dedutiva pois é algo mais exato que tem uma conclusão definitiva. Mas na visão de Aristóteles a lógica indutiva é melhor no raciocínio dialético, uma vez que ela te dá uma abertura melhor para debates.

Os estoicos aceitaram a distinção aristotélica entre os raciocínios dialéticos e apodítico, entretanto fizeram alterações. Os estoicos viam raciocínio dialético não como método para chegar na conclusão, mas sim como um para analisar argumentos e definir os conceitos. Os estoicos não tinham a preocupação que tanto Aristóteles destacava em uma exposição sistemática, para eles a dialética era uma disciplina independente tendo fortes elementos da retórica e gramática, mas não se esquivando da Lógica.

DIREITO ROMANO

O Direito Romano formou-se nos moldes Estoicos, e ela ajudou a introduzir a dialética grega dentro de Roma. Essa dialética foi absorvida pelas casas destruídas e aplicadas pela primeira vez nas instituições jurídicas existentes. Diferente das outras formas de direito existentes, Roma reuniu uma classe de juristas de prestígio e a partir do século 5 registros de remédios jurídicos, ações jurídicas, estavam disponíveis. Desse ponto em diante uma série de cargos foram criados em função de exercer a lei.

O Pretor recebia as reclamações ligadas a violação dos direitos e as transmitia para um juiz, levando com ele instruções e provas a fim de que o juiz concedesse um remédio jurídico correto. Os advogados argumentavam perante juízes contra ou a favor dos que levavam as reclamações. Os juristas ou jurisconsultos tinha uma tarefa de dar conselhos jurídicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com