TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre o livro de fraz kafta

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.206 Palavras (17 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR 

 

 

 

 

 

 

 

 

LIVRO: O PROCESSO - FRANZ KAFKA 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Salvador - BA 

2015 

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR 

Adrianne Correia 

Aline Nunes 

Anne Raisa 

João Filho 


 

 

 

 

LIVRO: O PROCESSO - FRANZ KAFKA 

 

 

Trabalho solicitado pela matéria processo civil I, ministrada pelo professor Benedito dos Anjos como forma de avaliação de TED – Trabalho Efetivo Discente da II unidade. 

 

 

 

 

Salvador - BA 

2015 

ÍNDICE 

 

1. Introdução.............................................................................................. 4  

2. Desenvolvimento..................................................................................... 

3. Conclusão................................................................................................ 

4. Referencias............................................................................................. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

INTRODUÇÃO 

 

Este trabalho tenta analisar a obra "O Processo" de Franz Kafka relacionando-a aos princípios constitucionais e do processo civil brasileiro, visto que o livro retrata as mazelas do "Estado Constitucional" enfrentadas pelo personagem Josef K. na sua busca pela resolução do processo em que fez parte como acusado.  

Ademais, ao tentar provar a sua inocência e ter acesso ao seu processo Josef K. enfrentou diversas situações que o colocaram diante da incompatibilidade do sistema judicial com o Estado Democrático de Direito em que viviam. De modo que observa-se ao decorrer do enredo momentos em que é possível notar a violação de princípios como o contraditório e a ampla defesa, o acesso à informação, a publicidade e a fundamentação, e dentre outros.  

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO 

 

Franz Kafka foi escritor tcheco formado em Direito, escreveu obras memoráveis que lhe rendeu sucesso póstumo dentre as quais está "O Processo" que foi editada e publicada em 1925, obra esta a qual passaremos a interpretar e relacionar segundo os princípios constitucionais e do processo civil brasileiro .  

 

A obra inicia-se com a detenção inesperada do personagem principal Josef K., quando ele acorda e sabe que se está instaurado um processo contra ele:

"Alguém devia ter caluniado a Josef K., pois sem que ele tivesse feito qualquer mal foi detido certa manhã." (pág. 39).  

 

O bancário ao acordar tem uma grande surpresa ao pedir o seu café a Anna como de costume, e ao descer as escadas de onde morava, se depara com dois policias que estavam ali parados o esperando para cumprir uma ordem de prisão, que tinha contra ele. E assim descobre que está sendo processado e não sabe nem o porquê. As circunstâncias são grotescas, ninguém conhece a lei e a corte permanece anônima. 

Nesse inicio da história temos logo a percepção de qual principio foi violado, trata-se do Princípio do Devido Processo Legal, o qual é ponto de partida de toda a relação com o judiciário e é considerado o princípio gênero das demais espécies de princípios constitucionais. Este encontra-se explícito na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no Art. 5º, LIV que assegura que: 

 

 “Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal”.  

 

Observa-se então que Josef K. foi privado de sua liberdade sem o respeito ao devido processo legal, ele não participou de todas as fases do processo previsto em lei, não teve conhecimento do que se tratava o processo durante todo enredo. Diante dos fatos, é nítido o exercício do abuso de poder, da falta de comunicação entre as partes e a impossibilidade do acesso aos atos processuais por parte do acusado.  

 

É mister olvidar que a importância desse princípio é imprescindível, além de estar presente na esmagadora maioria das constituições dos países soberanos, também é tratado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. O devido processo legal assegura a todos o direito a um "processo justo" com todas as fases previstas em lei assegurando todas as garantias constitucionais.  

 

O devido processo legal encontra-se em duas formas: Devido processo legal substancial que faz com que a lei seja coerente respeitando o acesso de todos ao processo e que devem corresponder com os anseios da sociedade para que assim se evite o abuso de poder, e preservação da garantia do cidadão na elaboração de leis estas sendo comprometida com os reais interesses sociais. O Devido processo legal processual faz referência tanto no processo judicial como no administrativo que assegura vários direitos do litigante. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (189.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com