TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ruffato, Luiz. Mirim. Rio de Janeiro: Record, 2011

Por:   •  27/11/2020  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

  [pic 1]

Ruffato, Luiz. Mirim. Rio de Janeiro: Record, 2011.

        Luiz Ruffato nasceu em Cataguases, interior de Minas gerais, em 04 de fevereiro de 1961, seu pai era pipoqueiro e sua mãe, lavadeira de roupas. Escritor premiado começou a carreira como jornalista, abandonando-a em 2003 para se tornar escritor.

        A história remete as lembranças de Valdomiro, um senhor que vive em um asilo. A todos que perguntam qual o dia mais feliz da vida dele, o mesmo responde que é o dia em que tirou o retrato para a formatura da 4ª série, na escola.

        Esse retrato o leva às suas origens, no interior de Minas Gerais, onde morava numa simples casa, trazendo as lembranças do convívio com suas duas irmãs mais velhas, seu irmão caçula e seu pai, já que sua mãe havia falecido no parto do irmão mais novo. Seu pai criava os filhos com os ganhos da máquina de arroz, onde faturava entre março e maio, fazendo com que o dinheiro durasse o restante do ano. Cada um dos irmãos tinha sua obrigação nos afazeres da casa, mas Valdomiro só corria pela cidade.

Após completar dezoito anos, já com sua reservista, decidiu ir para Diadema, São Paulo, atrás de um emprego e, consequentemente, uma vida melhor. Deixa seu pai, que comandava uma serraria.

Conclui-se que o autor trouxe a realidade de muitos operários, que saem de sua cidade natal almejando um futuro mais próspero para si e seus familiares, e acabam perdendo o elo com a sua origem e têm seus sonhos frustrados, pela correria das grandes cidades. Por isso o melhor momento da vida é a velha fotografia nesta história, que dá a Valdomiro o sentimento de ter existido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com