TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rótulos ética

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

RÓTULO - COR DE PELE

Vivemos em uma sociedade que rotula o tempo todo e entre um dos rótulos mais fortes é o que envolve a cor de pele, o racismo, já tipificado em lei no artigo 5º, inciso XLII da Constituição Federal: “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei”.

Infelizmente, os negros continuam a serem rotulados como ladrões, favelados, mal trabalhadores, encardidos, cabelo duro, como uma raça inferior, entre outros.

Esses rótulos são tão fortes que há empregadores que optam por contratar um branco ao invés de um negro, por julgar pela sua pele o seu caráter. Famosos também sofrem com isso, um exemplo é o da jornalista Glória Maria, que declara:

"Já sofri várias vezes e sofro até hoje preconceito. A diferença é que as pessoas hoje têm mais cuidado porque sou uma pessoa pública. Fui a primeira repórter negra da televisão. A primeira a apresentar o jornal das sete, a primeira no comando do 'Fantástico'... Mas tive que enfrentar muitas barreiras e obstáculos para conseguir as coisas. Tudo é mais difícil para um negro. Você tem que provar 100 vezes que você é o melhor. É cansativo, duro, doloroso. Se você não tiver uma força extraordinária, não consegue passar por isso. Mas vim ao mundo para lutar. Sou uma guerreira". Site EGO- 2015

Lamentavelmente, poderíamos citar diversos casos como esses. Há de se criar consciência que todos somos iguais, sem distinções alguma, pois isso já é um direito de todo cidadão, garantido em lei pela CF/88 no seu artigo 5º “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...)”. O que falta, é educarmos as crianças, os jovens e também os adultos, para que esses rótulos sejam deixados de lado e nossa sociedade possa aceitar as pessoas da maneira que elas são.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com