TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO II – ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

1) Efetue, de forma fundamentada, proposta de classificação jurídica dos tributos, evidenciando os critérios classificatórios adotados. A destinação do produto da arrecadação tributária é relevante para a classificação jurídica dos tributos e consequente definição das espécies tributárias? Considerar, na análise da pergunta, o art. 167, inciso IV, da CF/88, e o art. 4° do CTN. (Vide Anexo I).

R: Os critérios são a exigência de previsão normativa para que possa ser estabelecida a vinculação, ou não, do produto de sua arrecadação a uma despesa específica; Identificação das espécies impositivas, consistente na exigência de previsão legal de restituição ao contribuinte do montante arrecadado, em um determinado período; Exigência de previsão legal de vinculação de materialidade do antecedente da norma de tributação a uma atividade por parte do Estado referida ao contribuinte.

Sim, é relevante. Há o critério que demanda “exigência de previsão normativa”, e como o CTN fora promulgado antes de nossa Carta Magna, que adota novos critérios, onde a destinação do produto da arrecadação é fundamental para determinar a natureza jurídica do tributo.

De acordo com o texto do inciso IV do art, 167 da CF/88, é vedada a vinculação de receita de impostos. Como dito anteriormente, o CTN é anterior à Constituição Federal, e o artigo 4º do CTN dita que a natureza jurídica do tributo é determinada pelo seu fato gerador, sendo sua destinação irrelevante, o que vai contra as disposições mais recentes da Constituição Federal de 1988.

2) Que é taxa? Que se entende por o “serviço público” e “poder de polícia” (Vide Anexo II). Há a necessidade de comprovação da efetiva fiscalização para cobrança da taxa de poder de polícia? (Vide Anexos III, IV e V).

R: Taxa é uma espécie de tributo, mas que diferente do imposto pois não possui base de cálculo, uma vez que sua valoração depende do serviço prestado. A taxa tem destinação específica, como por exemplo, a taxa do lixo. A taxa se submete aos princípios tributários tais quais o princípio da legalidade, capacidade contributiva, igualdade, anterioridade. A taxa é instituída através de lei.

O ilustre professor Celso Antônio Bandeira de Mello ensina que serviço público é uma atividade oferecida pelo Estado, ou por este outorgado de tal responsabilidade.

Já o poder de polícia é definido pelo artigo 78 do CTN, com o texto:

“Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.”

Portanto, pode-se dizer que poder de polícia é a forma que o Estado encontra para regular direitos e interesses públicos.

Não há esta necessidade conforme visto nas melhores jurisprudências. O poder de polícia é notório por parte do Estado, portanto, a comprovação se faz desnecessária dada a lógica de que o Estado sempre fará a fiscalização.

3) Que diferencia taxa de preço público? (Vide voto do Min. Carlos Velloso na ADI 447). Os serviços públicos de energia elétrica, telefone, água e esgoto, quando prestados diretamente pelas pessoas jurídicas de direito público, são remuneráveis por taxa? E no caso de concessão desses serviços? (Vide Anexos, VI, VII e, Ag.RG. no RE 429664 no site www.stf.jus.br). E os serviços que, embora prestados pelo Poder Público, são suscetíveis de prestação pela iniciativa privada em regime concorrencial? (Vide Anexo VIII).

R: O preço público é a remuneração advinda de prestação de serviço de interesse público, ou do fornecimento ou locação de bens públicos. Não é compulsória e é efetivada através de contrato. A taxa, em contrapartida, é um tributo diretamente vinculado a atividade estatal, específica e diretamente dirigida ao contribuinte.

Não é qualquer serviço público que será remunerado mediante taxa, mas aqueles que apresentem “divisibilidade” e “especificidade”. De acordo com a súmula 670 do STF, serviço de iluminação pública não pode ser remunerada mediante taxa. Mesmo no caso de concessão do serviço, entende Paulo de Barros Carvalho, opinião a qual este subescritor se filia, a cobrança da taxa por serviços públicos é a contraprestação que o Estado ou particular poderá receber pelo serviço em efetivo funcionamento.

Respeitando-se os princípios da legalidade e anterioridade e existindo os requisitos para que seja considerada taxa ao invés de preço público, já que não se confundem, pode haver a cobrança de taxa sim, veja-se por exemplo as empresas que mantém as praças de pedágio sem rota alternativa, o que torna o pagamento do pedágio obrigatório, portanto taxa, e sua concessão é feita mediante concorrência.

4) Em que consiste o princípio da referibilidade das taxas? Há necessidade do valor exigido referir-se a uma parcela do serviço prestado? Caso isso não seja verificado, é possível a restituição? No caso de excessiva dificuldade de mensurar o custo do serviço prestado, como fixar a base de cálculo da taxa? (considerar em sua resposta o exemplo das taxas judiciais – vide anexos IX, X e XI)

R: Princípio da referibilidade das taxas nada mais é que o estado disponibilizar um serviço que terá uma contraprestação por parte do contribuinte. Esta contraprestação terá sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com